“Assediou, Vacilou”: o gênero discursivo fôlder como porta-voz de um Coletivo de meninas

Autores

  • Millene Sousa Instituto Benjamin Constant
  • Lediane Manfé de Souza Instituto Federal do Paraná

Palavras-chave:

Produção textual. Letramento e gênero discursivo

Resumo

O artigo trata da produção textual do gênero discursivo fôlder sobre a temática de violência contra a mulher, produzido para fins educacionais por um Coletivo de alunas de uma escola pública federal. A partir da associação do referencial teórico de Letramento (THE NEW LONDON GROUP, 1996; KLEIMAN, 1995; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003; ROJO; MOURA, 2012) sob à luz da releitura da teoria dos Gêneros do discurso (ROJO, 2005; MARCUSCHI, 2008), a escrita do fôlder “Assediou, Vacilou” deu voz ao Coletivo por oportunizar a ação de protagonismo e o papel social de autoria das educandas, ao envolvê-las na produção de uma prática social coletiva.  

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Biografia do Autor

Millene Sousa, Instituto Benjamin Constant

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 

Lediane Manfé de Souza, Instituto Federal do Paraná

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Mato Grosso e Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

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Publicado

2020-09-02

Como Citar

Sousa, M., & Manfé de Souza, L. (2020). “Assediou, Vacilou”: o gênero discursivo fôlder como porta-voz de um Coletivo de meninas. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(2), 16–32. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13409

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, Religiosidades e Bíblia.