O Projeto Didático de Gênero como instrumento para o ensino multimodal do gênero textual reportagem em aulas de Língua Portuguesa
Palavras-chave:
Fotojornalismo. Projeto Didático de Gênero. Reportagem.Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa-intervenção, destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que ressalta a pertinência da adoção do Projeto Didático de Gênero (GUIMARÃES; KERSCH, 2015) – incrementado com princípios da Multimodalidade e da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) – como instrumento para didatização do gênero textual reportagem. O estudo constatou a contribuição dessa abordagem para o desenvolvimento de capacidades de linguagem e da percepção dos participantes da pesquisa em relação ao papel do fotojornalismo na construção de sentidos. Além disso, verificou-se que esse instrumento de ensino propicia o engajamento dos alunos nas atividades ao propor o trabalho com o gênero textual a partir de temáticas relativas ao contexto sociocultural em que se encontram.
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