Relações intermidiáticas entre literatura e música
Uma análise de tipologias
Palavras-chave:
Intermidialidade, Literatura, MúsicaResumo
O objetivo principal do artigo é realizar uma breve catalogação e análise de tipologias dos processos de intermidialidade envolvendo literatura e música. Primeiramente, busca-se realizar uma descrição a respeito do termo mídia como utilizado dentro desse campo linguístico. Em seguida, utilizam-se estudos realizados por Rajewsky (2012), que subcategorizou os processos de intermidialidade em três principais linhas. Por fim, com o objetivo de compreender como ocorrem as relações de intermidialidade dentro da música, sobretudo em comparação com a literatura, utiliza-se Wolf (2015), teórico preocupado em subcategorizar o já amplamente divulgado trabalho de Rajewsky.
Downloads
Referências
ELLËSTROM, L. Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017.
MELCHIORI, M. M. Carmen et l’oiseau bleu: de Bizet à Stromae. Synergies Brésil, n. 13, p. 37-48, 2018. Disponível em: https://gerflint.fr/Base/Bresil13/marangoni.pdf. Acesso em: 7 jun. 2022.
RAJEWSKY, I. O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: Diniz, T. F. N. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte, UFMG, 2012.
WOLF, W. Literature and music: theory. In: RIPPL, G. (ed.). Handbook of intermediality: literature, image, sound, music. Berlin: De Gruyter, 2015. p. 549-474.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.