Memórias Póstumas de Brás Cubas
do livro ao palco
Palavras-chave:
Transposição midiática, Literatura, TeatroResumo
O presente artigo objetiva analisar a transposição da notória obra literária Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, publicada em 1880, para a peça de teatro musical Memórias póstumas de Brás Cubas – musical cômico-fantástico, feita pela atriz e diretora Regina Galdino, em 2017. Busca-se elaborar reflexões sobre as razões que levaram ao formato adquirido na nova mídia e sobre as soluções encontradas para que o produto final da transposição mantivesse as características mais importantes do texto original.
Downloads
Referências
ALENCAR, V. P. Bertolt Brecht: teatro épico com postura crítica do público. UOL Educação, 10 fev. 2014. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/bertolt-brecht-teatro-epico-com-postura-critica-do-publico.htm. Acesso em: 10 out. 2017.
ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. 30. ed. São Paulo: Ática, 2011.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. 2. ed. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
BRECHT, B. Estudos sobre teatro. 2. ed. Tradução Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
CLÜVER, C. Inter textus/inter artes/inter media. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 14, p. 11-41, jul./dez. 2006. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1357. Acesso em: 9 out. 2019.
MEMÓRIAS póstumas de Brás Cubas – musical cômico-fantástico. Direção e adaptação de texto: Regina Galdino. Intérprete: Marcos Damigo. Música original: Mário Manga. Direção musical, arranjos e trilha sonora: Pedro Paulo Bogossian. Figurino: Fábio Namatame. Coreografia: Marcos Damigo. Consultoria de movimento: Roberto Alencar. Iluminação e cenografia: Regina Galdino. Execução cenográfica: Luis Rossi. Fotos: Lucas Brandão. São Paulo: Oasis Empreendimentos Artísticos, 2017.
MERQUIOR, J. G. O romance carnavalesco de Machado. In: ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. 30. ed. São Paulo: Ática, 2011. p. 11-15.
OLIVEIRA, A. M. Machado de Assis: uma releitura à luz da teoria da carnavalização, de Bakhtin. Revista Eletrônica de Estudos Literários, s. 1, a. 5, n. 5, 2009. p. 89-96.
RAJEWSKY, I. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, T. F. N. (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: UFMG, 2012. p. 15-45.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.