ISLÂNDIA, A ILHA DO SILÊNCIO: O ESPAÇO MELANCÓLICO DE A DESUMANIZAÇÃO, DE VALTER HUGO MÃE

Autores

  • Ariane Avila Neto de Farias Universidade Federal do Rio Grande/Universidade Federal do Pampa
  • Anderson Martins Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariane Pereira Rocha Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O presente trabalho visa analisar aspectos referentes ao espaço na obra A desumanização (2014), de Valter Hugo Mãe. Entende-se aqui que a Islândia, país em que o romance é ambientado, ocupa papel de importância na construção da narrativa. Salienta-se que tal análise parte da compreensão de que o espaço literário é elemento subjetivo e fruto da ficcionalidade. Apreende-se aqui, a noção de que a Islândia trabalha como reflexo dos traumas das diferentes personagens da narrativa, sendo, ao mesmo tempo, o palco e o ator de uma história de reflexão acerca da solidão humana. Isto posto, tais reflexões serão realizadas a partir de apontamento de teóricos do tema.

PALAVRAS-CHAVE: espaço; melancolia; Islândia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Avila Neto de Farias, Universidade Federal do Rio Grande/Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em História da Literatura pela Universidade Federal de Rio Grande, mestra em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Pelotas e graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Pampa. Atualmente atua como servidora técnica-administrativa em educação na Universidade Federal do Pampa.

Anderson Martins Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Estudos Literários, com ênfase em Sociedade, (inter)textos literários e tradução nas Literaturas Estrangeiras Modernas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Pelotas e graduado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Pampa. Bolsista Capes.

Mariane Pereira Rocha, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista Capes.

Referências

ALMEIDA, Sandra Regina Goulart. Mobilidade culturais, geografias afetivas: espaço urbano e gênero na literatura contemporânea. In: DALCASTAGNE, Regina; LEAL, Virgínia Maria Vasconcelos. Espaço e gênero na literatura brasileira contemporânea. Porto Alegre: Zouk, 2015, p. 15-40.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, selo Martins, 2008.

BASTOS, Ana Regina Vasconcelos Ribeiro. Espaço e literatura: algumas reflexões teóricas. p. 01-17. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/viewFile/6316/4509. Acesso em: 11/06.

BRANDÃO, Luis Alberto. “Breve história do espaço na teoria da literatura”. In: Cerrados: Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura, n. 19, ano 14, 2005, p. 115-134.

BRANDÃO, Luis Alberto. Teorias do espaço literário. Belo Horizonte: Perspectiva, 2013.

FOUCAULT, Michel. Space, knowledge and power. In: RABINOW, Paul. The Foucault Reader. London: Penguin Book, 1984.

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Trad. Marilene Carone. São Paulo: Cosacnaify, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

LODGE, David. A arte da ficção; tradução de Guilherme da Silva Braga. Porto Alegre: L&PM, 2011.

MÃE, Valter Hugo. A desumanização. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.

SOUZA, Marcelo J.L. de. Espaciologia: uma objeção. In: O Espaço em Questão. São Paulo: Terra Livre, nº 5, 1988.

TEOTÔNIO, Rafaela Cristina. "Os fiordes da literatura: o duplo em A desumanização, de Valter Hugo Mãe". In: Revista Garrafa. p. 89-97. Revista Digital. N. 37, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/4722/3468. Acesso em: 11/06

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Avila Neto de Farias, A., Martins Pereira, A., & Pereira Rocha, M. (2018). ISLÂNDIA, A ILHA DO SILÊNCIO: O ESPAÇO MELANCÓLICO DE A DESUMANIZAÇÃO, DE VALTER HUGO MÃE. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11493