A relevância do contexto nas investigações conversacionais

Resumo

Este artigo aborda o destaque da atividade de reconstituição dos elementos contextuais na análise de uma conversação em ambiente naturalístico – no caso, o espaço de sala de aula. Tem por objetivo refletir acerca da relevância do papel do contexto à luz dos princípios da Análise da Conversação, com base nos estudos da pesquisadora Catherine Kerbrat-Orecchioni (2006). Ademais, trata da condição do pesquisador como participante em uma situação concreta de interação, o que possibilita a observação e a descrição do cenário de domínio autêntico, entendidas como aspectos substanciais de análise. Para fins demonstrativos, apresenta um recorte analítico proveniente de uma investigação realizada em sala de aula.

Biografia do Autor

Karina De Almeida Rigo, Universidade de Passo Fundo
Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo. Assistente de Alunos no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Erechim.

Referências

BARROS, Kazue Saito Monteiro de. Sobre o discurso da construção do conhecimento. Revista Linha d’Água, São Paulo, n. 24 (2), p. 295-312, 2011. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37360>. Acesso em: 10 set. 2017.

COULON, Alain. Etnometodologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995a.

GOFFMAN, Erving. Rituais de interação: ensaios sobre o comportamento face a face.

Trad. Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

HILGERT, José Gaston. Língua falada e enunciação. Calidoscópio. v. 5, n. 2, p. 69-76, maio/ago 2007. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2017.

JUBRAN, Clélia. Tópico discursivo. In: JUBRAN, Clélia (Org.). A construção do texto falado. São Paulo, Fapesp/Contexto, 2015. p. 87-126.

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. Análise da conversação: princípios e métodos. Tradução Carlos Piovezani Filho. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

LEITE, Marli Quadros; BARROS, Diana Luz Pessoa; DIAS, Ana Rosa Ferreira; SILVA, Luiz Antônio. A Análise da Conversação no Grupo de Trabalho Linguística do Texto e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística. In: BENTES, Anna Christina; LEITE, Marli Quadros. (Orgs.). Linguística de texto e análise da conversação. São Paulo: Cortez, 2010. p. 49-87.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da Conversação. São Paulo: Ática, 1986.

SILVA, Luiz Antônio. Estruturas de participação e interação em sala de aula. In: PRETI, Dino (Org.). Interação na fala e na escrita: Projetos Paralelos NURC/SP. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002. p. 179-203.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
De Almeida Rigo, K. (2018). A relevância do contexto nas investigações conversacionais. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11410