A subjetividade no discurso nostálgico: um estudo de caso

Resumo

Através da análise, à luz da teoria enunciativa (BENVENISTE, 2005, 2006), de um discurso oral transcrito, objetiva-se investigar, por meio de um estudo de caso em um corpus de língua falada, de que maneira o sujeito (mulher, 80 anos) objeto de análise projetou-se como “eu” usando da língua para construir a subjetividade. Além disso, observou-se as marcas deixadas em seu discurso que poderiam configurar sua enunciação como um relato nostálgico (JANKÉLÉVITCH, 2011). Desse modo, foi possível perceber que ao descrever acontecimentos através de um “eu” que dizia “eu”, a locutora instaurava a subjetividade em seu discurso. Além disso, também se pode confirmar a presença de uma nostalgia “feliz” nas histórias do passado as quais recontava, uma vez que essas não demonstravam melancolia, e sim uma idealização de um passado próspero saudoso em relação ao presente.

Biografia do Autor

Cristiane de Oliveira Eugenio, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Mestranda em Letras pelo Pograma de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo.

Referências

BENVENISTE, Émile. Da subjetividade na linguagem. In___: Problemas de Linguística Geral I. São Paulo: Pontes, 2005. p. 284-293.

_____. Vista d’olhos sobre o desenvolvimento da linguística. In: ____. Problemas de Linguística Geral l. Campinas, SP: Pontes, 2005, p. 19-34.

_____. A natureza dos pronomes. In: ____. Problemas de Linguística Geral l. Campinas, SP: Pontes, 2005, p. 277-283.

_____. Estruturalismo e linguística. In: ____. Problemas de Linguística Geral II. Campinas, SP: Pontes, 2006, p. 11-28.

_____. O aparelho formal da enunciação. In: ____. Problemas de Linguística Geral II. Campinas, SP: Pontes, 2006, p. 81-90.

FLORES, Valdir do N. Introdução à teoria enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.

JANKÉLÉVITCH, Vladlimir. La nostalgie. In:____. L’irréversible et la nostalgie. Flammarion: Champs essais, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2010.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico . 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
de Oliveira Eugenio, C. (2018). A subjetividade no discurso nostálgico: um estudo de caso. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11370