As expressões idiomáticas em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira
Resumo
Neste artigo, apresentamos os resultados de pesquisa desenvolvida em relação a Livros Didáticos de espanhol como língua estrangeira para o Ensino Médio acerca da presença e uso de fraseologia. Analisou-se uma das coleções adotadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para verificar como são apresentadas as Expressões Idiomáticas (EIs) e de que forma são trabalhadas. A partir da análise, foram identificadas apenas sete EIs apresentadas em uma sequência que não reflete seu grau de dificuldade para o aluno. Tais dados sugerem que a coleção Enlaces não tem a intenção de trabalhar com EIs.
Downloads
Referências
BAPTISTA, L. M. T. R. Tratándose de expresiones idiomáticas, ¡no te rompas la cabeza ni busques cinco pies al gato!. RedELE – Revista Electrónica de Didáctica/ Español Lengua Extranjera, n. 6, 2006. Disponível em:
<http://www.educacion.gob.es/dctm/redele/Material- RedEle/Revista/2006_06/2006_redELE_6_04Baptista.pdf?documentId=0901e72b80 df9. f3c>. Acesso em: 13 fev. 2018.
BINON, Jean; VERLINDE, Serge. A contribuição da lexicografia pedagógica à aprendizagem e ao ensino de uma língua estrangeira ou segunda. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem. Pelotas: Educat, 2000, p. 95 - 118.
BRASIL. Lei Federal Nº 11.161/2005.Brasília: 2005.
______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos : PNLD 2012: língua estrangeira moderna : ensino médio. 2012.
LUGO MIRÓN, Susana. Algunas consideraciones sobre enseñanza-aprendizaje de la fraseología española con estudiantes griegos. In: Les expressions figées en didactique des langues étrangères. E.M.E: Bélgica, 2007, p. 85 – 102.
OSMAN et al. Enlaces: español para jóvenes brasileños, 2 ed. São Paulo: Macmillan, 2010a. v. 1.
OSMAN et al. Enlaces: español para jóvenes brasileños, 2 ed. São Paulo: Macmillan, 2010b. v. 2.
OSMAN et al. Enlaces: español para jóvenes brasileños, 2 ed. São Paulo: Macmillan, 2010c. v. 3.
SOLANO RODRÍGUEZ, María Ángeles. El papel de la conciencia fraseológica en la
enseñanza y aprendizaje de una lengua extranjera. In: Les expressions figées en didactique des langues étrangères. E.M.E: Bélgica, 2007, p. 201 – 221.
TAGNIN, Stella Ortwiler. O jeito que a gente diz: combinações consagradas em inglês e português. Barueri: DISAL, 2013.
XATARA, C. M. O ensino do léxico: as expressões idiomáticas. In: Trabalhos em Linguística Aplicada Campinas. Campinas: IEL-UNICAMP, janeiro-julho, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.