Reflexões epistemológicas para estudos significativos a partir de relatos orais: a experiência vivida no aprendizado de uma língua estrangeira
Resumo
O objetivo deste artigo é oferecer reflexões epistemológicas a fim de potencializar a sensibilidade de pesquisadores que queiram dedicar-se à pesquisa narrativa, a partir de relatos orais. Concebendo a linguagem humana como recorte semântico de uma experiência sensível, compreendemos que a mesma não dá conta de abarcar toda a subjetividade de uma experiência narrada. Apropriar-se desta totalidade requer olhos, ouvidos e sensibilidade abertos por parte do pesquisador. Assim, baseando-nos em uma pesquisa sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, refletiremos sobre a constituição do ser, humano e social, através dos sentidos e na/pela linguagem, e o papel desempenhado pela língua neste devir, a partir da perspectiva da Antropologia dos Sentidos (Le Breton, 2016) e da Ontologia da Linguagem (Echeverrìa, 2016) como contribuição para um estudo significativo.
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