Aceita o pacto? Configurações do narrador e do leitor em Chá das cinco com o vampiro, de Miguel Sanches Neto

Autores

  • Eliza da Silva Martins Peron Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Três Lagoas.
  • Kelcilene Grácia Rodrigues Doutora em Estudos Literários pela Unesp/Araraquara. Realiza Estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP/Portugal). Professora Associada, na área de Literatura Brasileira, atuando em nível de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus de Três Lagoas, Três Lagoas - MS - Brasil.

Resumo

O escopo do artigo é o de averiguar os recursos utilizados no romance Chá da cinco com o Vampiro (2010), de Miguel Sanches Neto, de forma a assinalar de que categoria de narrador o autor se utiliza a fim de projetar e legitimar certas posturas com o intento de seduzir o leitor. Ou seja, de quais artimanhas técnicas o detentor da voz narrativa do romance se apropria para colocar-se acima ou ao lado desse.  Tencionamos ainda apontar recursos comuns às ficções contemporâneas elencando, ademais, alguns constructos relativos ao fazer literário cujas nuances demarcam o exercício da metalinguagem, dentre outros aspectos da ficção contemporânea. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza da Silva Martins Peron, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Três Lagoas.

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutoranda em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Kelcilene Grácia Rodrigues, Doutora em Estudos Literários pela Unesp/Araraquara. Realiza Estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP/Portugal). Professora Associada, na área de Literatura Brasileira, atuando em nível de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus de Três Lagoas, Três Lagoas - MS - Brasil.

Doutora em Estudos Literários pela Unesp/Araraquara. Realiza Estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP/Portugal). Professora Associada, na área de Literatura Brasileira, atuando em nível de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus de Três Lagoas, Três Lagoas - MS - Brasil. 

Referências

AGUIAR, Josélia. Rompendo com a lógica realista da narrativa. Entrevista. 24 de abril de 2017. Disponível em: http://miguelsanches.com.br/autor/entrevistas_detalhes/50/rompendo_com_a_logica_realista_da_narrativa Acesso em: 07 de julho de 2017.

BOOTH, Wayne C. A Retórica da Ficção. Tradução de Maria Teresa H. Guerreiro. Lisboa-Portugal: Artes e Letras/Arcádia, 1983.

CINTRA, Ismael Ângelo. Dois aspectos do foco narrativo. (Retórica e Ideologia). Revista e Literatura, São Paulo, v. 21, p. 5-12, 1981.

GINZIBURG, Jaime. O narrador na literatura brasileira contemporânea. Riviste Unimi, vol. 2, p. 199-221, 2012. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:u1vtVjdJn6UJ:riviste.unimi.it/index.php/tintas/article/download/2790/2999+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acesso em: 13 de julho de 2017.

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3 ed. São Paulo: Editora Ática, 1996.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários. 12ª ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

POUILLON, Jean. O tempo no romance. São Paulo: Cultrix, 1974.

REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de Narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

SANCHES NETO, Miguel. Chá das Cinco com o Vampiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

SCHOLLHAMER, Karl Eric. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-01-12

Como Citar

Peron, E. da S. M., & Rodrigues, K. G. (2018). Aceita o pacto? Configurações do narrador e do leitor em Chá das cinco com o vampiro, de Miguel Sanches Neto. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 17(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/10615