Cinema poema: movimento Herberto Helder
Resumo
A poesia portuguesa, a partir da década de 60 do século XX passa a expressar-se por meio de metáforas diferenciadas, nas quais o movimento, o corte abrupto e a aparente falta de sequencialização se tornam a tônica. A partir dessa proposição, nos propomos a realizar a leitura da obra poética de Herberto Helder por meio de sua confluência com o cinema enquanto modo de construção literária, já que acreditamos ser seja o cinematismo, em Helder, o mote causador dos cortes, movimentos e aceleração metafóricas. Apoiados por Martelo (2013), Guedes (1978) e Vasconcellos (2006) nos propomos a fazer a leitura crítica da poesia helderiana para comprovar nossa hipótese.Downloads
Referências
CHKLOVSKY, Victor. A arte como procedimento. In: TOLEDO, Dionísio O. Teoria da Literatura: formalistas russos. Trad. Ana Filipouski et al. Porto Alegre: Globo, 1973.
GONÇALVES, Aguinaldo José. Laokoon revisitado. São Paulo: Edusp, 1994.
GUEDES, Maria Estela. Viagem e utopia em Herberto Helder. In: Revista Colóquio Letras, nº 46, Nov. 1978, p. 36-45.
GUIMARÃES, Fernando. Artes plásticas e literatura – do Romantismo ao surrealismo. Porto: Campo das Letras, 2003.
HELDER, Herberto. Estilo. In: ______. Os passos em volta. 6ª ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 1994, p. 7-12.
______. (memória, montagem). In: ______. Photomaton & Vox. 3ª Ed. Lisboa: Assírio e Alvim, 1995.
______. Poesia Toda. Lisboa: Assírio & Alvim, 1996.
MARTELO, Rosa Maria. Os poetas futuros com máquinas de filmar nas mãos: relações entre poesia e cinema em Herberto Helder e Manuel Gusmão. 2005. p. 49-61. Disponível em: http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/14208/2/10poetasfuturos000073915.pdf. Acesso em: 10 de jul de 2017.
______. O cinema da poesia. Porto: documenta, 2013.
MARTINS, Manuel Frias. Herberto Helder, um silêncio de bronze. Lisboa: Livros Horizonte, 1983.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.
PAZ, Octávio. O arco e a lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
PESSOA, Fernando. A nova poesia portuguesa no seu aspecto psicológico. In: ______. Crítica – ensaios, artigos e entrevistas. Ed. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000.
PINHEIRO, Célio. Introdução à Literatura Portuguesa. São Paulo: Pioneira, 1991.
VASCONCELLOS, Mauricio Salles. Ou o poema contínuo de Herberto Helder. In: Via Atlântica. São Paulo: nº 9, junho de 2006, p. 258-262.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.