A interação das culturas bantu e portuguesa numa tirinha Moçambicana

Autores

  • Nancy Aparecida Arakaki
  • Victor Matheus da Costa Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Este artigo pretende demonstrar como se dá a construção de sentido no gênero tirinha  a partir da concepção de que texto é um evento comunicativo em que locutor-texto-interlocutor interagem a partir de seus conhecimentos sociocognitivos armazenados na memória de longo termo. Para tanto, apoiamo-nos na teoria da Linguística Textual mais precisamente nas discussões apresentadas por Koch e Elias (2006); Cavalcante (2012) e Marcuschi (2005) para analisar a tirinha, fazendo comentários a respeito do contexto cultural moçambicano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nancy Aparecida Arakaki

Pós-doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade A Politécnica, Maputo/Moçambique; Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e membro pesquisador do IP/PUC-SP "Sedes Sapientiae" onde realiza pesquisas na área de Historiografia Linguística com enfoque especial à lusofonia. É Mestre em Língua Portuguesa e Especialista em Crítica e Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da rede particular e pública do ensino médio e professora de graduação e pós-graduação em universidades privadas. Atuou como professora-orientadora de alunos-pesquisadores do Projeto BEPA e Professora Orientadora do Grupo de Estudos e Pesquisas - Alfabetização e Letramento: a leitura em foco na Faculdade Sumaré. Participou de Congressos Nacionais e Internacionais com apresentação dos resultados de pesquisa historiográfica do ensino de Português no Brasil e em Moçambique. É autora de vários artigos acadêmicos e coautora em vários livros na área de Historiografia Linguística dentre eles História Entrelaçada 4 e História Entrelaçada 6.

Victor Matheus da Costa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e aluno-pesquisador nos grupos: Historiografia da Língua Portuguesa e Educação Linguística, ambos do IP-PUC/SP; Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia, do NEL-Mackenzie. Mestre em Língua Portuguesa (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Letras, com habilitações em Bacharelado com Ênfase em Edição (2011) e Licenciatura Plena em Português e Inglês (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa e Teoria e Análise Linguística, trabalhando principalmente com ensino de produção textual. Entre os temas de interesse, estão: concepções linguísticas e educacionais contemporâneas, formação docente, discurso, transdisciplinaridade, leitura/escrita em mídias digitais e educação (implicações culturais e sociais no ensino de língua).

Referências

CAVALCANTE, Monica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

KOCH, Ingedore Villaça ; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

LOPES, Armando Jorge. Moçambicanismos para um léxico de usos do Português Moçambicano. Maputo: Livraria Universitária, 2002.

LOPES, Armando Jorge. A batalha das línguas. Maputo: Imprensa Universitária, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mario et al. Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitoria, PR, Kaygangue, 2005.

RAMOS, Paulo Eduardo. Tiras cômicas e piadas: duas leituras, um efeito de humor. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04092007-141941/>. Acesso em: 4 de março de 2016.

ZIMBA, Sergio. Ri amor. Maputo: Diname, 2005.

Downloads

Publicado

2017-08-15

Como Citar

Arakaki, N. A., & Costa, V. M. da. (2017). A interação das culturas bantu e portuguesa numa tirinha Moçambicana. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 17(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/10219