LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE: FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Autores

  • Izabel Cristina Silva Diniz Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Marcia Vandineide Cavalcante Faculdade de Educação da USP _ FEUSP

Resumo

A partir da experiência como professoras de língua portuguesa (LP) em Timor-Leste, analisamos 15 unidades didáticas elaboradas por professores timorenses envolvidos no ensino de LP. Na perspectiva de compreender como se deu a elaboração dessas unidades, utilizou-se como recurso metodológico a realização de entrevistas semiestruturadas, envolvendo os professores-autores do referido material disponibilizado no PPPLE ? Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/ Língua Não-Materna. Os resultados apontam para a importância de uma política linguística e educacional direcionada principalmente para a formação de professores no que diz respeito à elaboração de materiais didáticos de qualidade e de acordo com o contexto de ensino. 

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Biografia do Autor

Izabel Cristina Silva Diniz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Aluna boslsita do curso de doutorado em Estudos de Linguagens do CEFET-MG. Grupo de pesquisa INFORTEC.

Marcia Vandineide Cavalcante, Faculdade de Educação da USP _ FEUSP

Aluna do curso de doutorado em Educação da USP.

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Publicado

2017-08-15

Como Citar

Diniz, I. C. S., & Cavalcante, M. V. (2017). LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE: FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 17(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/10203