Avaliação da motricidade fina de crianças com síndrome de Down no manuseio do material LEGO® education.
Palavras-chave:
Síndrome de Down, Destreza motora, Desenvolvimento infantil, Práticas interdisciplinares, Jogos e brinquedosResumo
Introdução: A Síndrome de Down (SD), descrita pela primeira vez em 1866 por John Langdon Down, conhecida também como trissomia do cromossomo 21, possui algumas particularidades específicas como atrasos no desenvolvimento motor e diminuição do tônus muscular. Entre as características da SD, destaca-se no presente estudo a função manual e as habilidades para manuseio dos blocos do LEGO, que envolvem a coordenação motora fina, a força de preensão e a precisão para os encaixes. Objetivo: Investigar e descrever as características da motricidade fina e força de preensão de crianças com SD para o manuseio do material LEGO e o interesse dos participantes para execução das tarefas propostas. Método: O estudo foi de caráter descritivo, comparativo e transversal. Participaram 19 crianças entre 6 e 12 anos, sendo 09 com SD e 10 sem a síndrome. A avaliação das pinças manuais (pinça trípode, pinça digital, pinça pluri digital, pinça de preensão palmar ou força) ocorreu de maneira presencial, com a realização de filmagens autorizadas pelos responsáveis. Aspectos de interesse e atenção durante as atividades foram analisados também. Resultados: Os modelos de pinças utilizadas pelos grupos foram os mesmos. Foram observadas algumas dificuldades do GSD nos encaixes, envolvendo a força de preensão, a coordenação viso-motora e a atenção. Conclusão: Os dados reforçam a presença de dificuldades específicas para a criança com SD e a necessidade estudos que identifiquem variáveis que podem se configurar como facilitadoras para o manuseio do material, como a identificação das cores, a coordenação visomotora, a atenção, a comunicação e a construção de um repertório sobre as possíveis construções com o LEGO, a fim fundamentar o planejamento terapêutico com o uso desse material e promover o desenvolvimento motor fino, a comunicação e as interações sociais, como recomenda a literatura.
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