Impacto de um Protocolo de Intervenção na Coordenação Motora de Crianças Escolares

Autores

  • Amanda Paiva Rocha Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
  • Nilce Maria de Freitas Santos Instituto Brasileiro de Reabilitação e Aprimoramento Profissional
  • Gisélia Gonçalves de Castro Centro Universitário do Cerrado Patrocínio

Palavras-chave:

Criança, Habilidades motoras, Desenvolvimento infantil, Ensino Fundamental e Médio, Transtornos das habilidades motoras

Resumo

A coordenação é conceituada como o grau de desempenho na realização de várias tarefas motoras, coordenação de movimento e o controle sobre um determinado resultado motor. O trabalho objetivou verificar o impacto de um protocolo de intervenção na coordenação motora de crianças escolares. Trata-se de uma pesquisa de campo intervencionista, com abordagem quantitativa descritiva, cuja amostra foi composta por 144 estudantes de uma escola estadual na faixa etária entre 6 e 11 anos, divididos em cinco grupos de acordo com o ano escolar do Ensino Fundamental I. A coleta de dados foi realizada previamente por meio da aplicação do Teste Körper koordinations test Für Kinder (KTK) e, após a identificação da faixa etária das crianças que obtiveram baixa coordenação, foi aplicado o protocolo de intervenção em 22 alunos dos 144 iniciais. Foi encontrado que o 1º e o 2º anos apresentaram scores menores na coordenação motora e que os valores médios da coordenação aumentaram de acordo com o ano escolar. Em relação ao grupo de intervenção, houve uma diferença estatisticamente significativa (p-valor < 0,05), em que a média da soma dos testes após a aplicação do protocolo de intervenção foi superior em relação ao anterior. Conclui-se que os escolares com idades mais baixas apresentam déficit na coordenação motora associada a alterações no ritmo, equilíbrio, força, agilidade, lateralidade e velocidade examinadas pelo teste KTK. Diante disso, o protocolo de intervenção aplicado gerou um impacto significativo na melhora da coordenação motora de crianças escolares.

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Publicado

06-12-2023

Edição

Seção

Artigos