Efeitos de uma Intervenção baseada em Mindfulness em Crianças com TDAH

Autores

  • Beatriz Martin Coviello Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Eduardo Droghetti Mello Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ila Oliveira Nunes Universidade Federal da Bahia
  • Maria Eduarda Nunes Albuquerque Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Mayara Juvenal Barbosa Universidade Nove de Julho
  • Raquel Rossi Brandão Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Virgínia Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Janaína Aparecida de Oliveira Augusto Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, Atenção plena, Ensaio clínico controlado randomizado, Criança, Qualidade de vida

Resumo

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) acarreta prejuízos na qualidade de vida do indivíduo, e estudos com intervenções baseadas em mindfulness têm indicado melhorias nessa área. Ademais, esse modelo interventivo possui baixo custo e pode ser aplicado em contexto escolar. Este estudo tem como objetivos implementar uma intervenção baseada em mindfulness em crianças com TDAH e avaliar a eficácia desse modelo mediante identificação de melhoras na atenção e qualidade de vida. Secundariamente, pretende-se avaliar diferenças no desempenho da atenção e qualidade de vida entre as fases do estudo. Trata-se de um ensaio clínico randomizado. Serão sorteadas aleatoriamente 30 crianças, de 6 a 11 anos, de ambos os sexos, matriculadas do primeiro ao quinto ano de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo, com diagnóstico de TDAH, divididas em grupo experimental (GE) e controle (GC). Serão excluídas do estudo crianças com TEA, DI e transtorno específico de aprendizagem. Para as etapas de avaliação, serão utilizados os seguintes instrumentos: Continuous Performance Test (CPT), que avalia atenção, e World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-BREF), que avalia qualidade de vida. A fase 1 do estudo envolve a avaliação dos GE e GC; a fase 2 é a implementação da intervenção durante quatro meses, duas vezes por semana, com 15 minutos de duração; a fase 3 consiste na reavaliação dos GE e GC; e a fase 4 corresponde ao follow-up, após três meses. A Anova para medidas repetidas ou teste de Friedman (não paramétrico) será utilizada para verificar as diferenças no desempenho entre as fases do estudo, e, para analisar os efeitos da intervenção, será adotado o generalized linear model (GLM) por variável dependente. Além disso, serão considerados resultados estatisticamente significativos p ≤ 0.05. Por fim, espera-se que a intervenção melhore a atenção e consequentemente haja impacto significativo na melhora da qualidade de vida dos participantes.

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Publicado

28-02-2023