Processamento Sensorial Cortical do Ritmo Alfa no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Palavras-chave:
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Eletroencefalografia, Ritmo alfa, Processamento sensorialResumo
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção. Alterações nos processamentos corticais, incluindo prejuízo em atenção e concentração, são amplamente vistas na literatura. Além disso, os distúrbios do processamento sensorial são achados frequentes nesta população. O eletroencefalograma tem sido um instrumento capaz de fornecer dados em tempo real sobre o córtex cerebral. Anormalidades nas oscilações da banda alfa são encontradas em indivíduos com TDAH. Apesar de as alterações sensoriais serem relatadas nos pacientes com TDAH, poucos estudos as correlacionam com atividade cortical e com o ritmo alfa. Objetivo: Comparar o processamento sensorial do ritmo alfa entre indivíduos com TDAH e neurotípicos por meio de técnicas eletroencefalográficas. Método: Estudo comparativo, analítico e transversal. Participaram do experimento indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 5 e 20 anos, neurotípicos e diagnosticados com TDAH. O ritmo alfa nos processamentos sensoriais corticais visual, gustativo, auditivo, olfativo e somestésico foi analisado e comparado entre os grupos. Utilizaram-se o teste de normalidade de Lilliefors e o teste de Mann-Whitney. Considerou-se significante p ≤ 0,05. Resultados: A média de idade geral foi de 16,25 ± 4,61 anos. Houve diminuição do ritmo alfa nas atividades de processamento cortical visual luminoso e gustativo. No entanto, houve um aumento do ritmo alfa nas atividades de processamento visual com imagem e auditivas de compreensão de fala. Conclusão: O processamento sensorial cortical do ritmo alfa é alterado em indivíduos com TDAH para algumas das atividades executadas. Contudo, novos estudos são necessários para ampliar e refinar esta análise, a fim de compreender o mecanismo neurofisiológico envolvido no processamento sensorial elétrico cortical dos indivíduos com TDAH.
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