Proposta de atividades para estimulação da percepção dos sons e das rimas em crianças Moçambicanas

Estimulação da consciência fonológica

Autores

  • Lilian Meibach Brandoles de Matos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Gérson Obede Estevão Muitana Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Gabriel Brito Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Paula Racca Segamarchi Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Consciência fonológica, atividades, Modelo de Resposta a Intervenção

Resumo

Introdução: A consciência fonológica é uma habilidade que consiste em manipular os sons da fala. Estudos têm evidenciado que atividades dessa habilidade desenvolvidas para crianças na idade pré-escolar são muito importantes, porque têm contribuído para o melhor desempenho acadêmico no ensino formal. Muitas atividades devem ocorrer em sala de aulas num modelo de resposta a intervenção (RTI) e de forma lúdica para além de que as atividades possam ser desenvolvidas tendo em conta o contexto e experiências da criança, tais como características culturais, semânticas, fonéticas, brincadeiras e contos infantis da região. Objetivo: Tendo em vista o desenvolvimento da consciência fonológica para auxiliar no percurso da alfabetização de crianças moçambicanas, o presente estudo se propôs a desenvolver uma proposta de intervenção para pré-escolares e/ou alunos do primeiro ano moçambicanos no modelo de resposta a intervenção (RTI). Método: Para cumprir esse objetivo as atividades foram divididas em duas fases: Fase 1: Desenvolvimento de atividades de conciência fonológica baseando-se em manuais e livros de intervenção brasileiros. Fase 2: Adaptação  e validação cultural das atividades desenvolvidas para crianças moçambicanas de 4 a 6 anos de idade. Resultados: Foram desenvolvidas e adaptadas 15 atividades de percepção de sons e rimas, com níveis crescentes de dificuldade. Conclusão: Espera-se que as atividades propostas desenvolvam a  capacidade de atenção para os sons da fala, percepção dos sons e rimas. Para além disso, o mais fundamental, espera-se que as atividades propostas melhorem a consciência fonológica das crianças moçambicanas no geral e ajudem a melhorar o seu desempenho acadêmico nos anos posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAMS, M. J; FOORMAN, B. R.; LUNDBERG, I.; BEELER, T. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C.. Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com baixo nível sócio-econômico. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre , v. 13, n. 1, p. 07-24, 2000. DOI: 10.1590/S0102-79722000000100003.
CHARD, D. J.; DICKSON, S. V. Phonological awareness. Developing Early Literacy Skills, p. 85–97, 1999. DOI: 10.1177/105345129903400502
DAMBROWSKI, A. B; MARTINS, C. L.; THEODORO, J. L; GOMES, E. Influência da consciência fonológica na escrita de pré-escolares. Rev. CEFAC., v. 10, n. 2, p. 175-181, 2008. DOI: 10.1590/S1516-18462008000200006
DEHAENE, S. Neurônios da Leitura: Como a Ciência Explica a Nossa Capacidade de Ler. 1. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.
EHRI, L. C. et al. Phonemic Awareness Instruction Helps Children Learn to Read: Evidence From the National Reading Panel’s Meta-Analysis. Reading Research Quarterly, v. 36, n. 3, p. 250–287, jul. 2001. DOI: 10.1598/RRQ.36.3.2
FUCHS, L. S.; FUCHS, D. A Model for Implementing Responsiveness to Intervention. TEACHING Exceptional Children, v. 39, n. 5, p. 14–20, 2007. doi:10.1177/004005990703900503
GILLON, G. T. Phonological Awareness Defined in Phonologic Awareness: from research to practice 2. Ed., 2017
INSTITUTE OF EDUCATION SCIENCES – IES, 2020. Disponível em: https://ies.ed.gov/. Acesso em: 10, Agosto, 2020.
LEON, C. B. R., et al . Consciência fonológica e habilidades iniciais de leitura e escrita na educação infantil: dados normativos preliminares. Rev. CEFAC, São Paulo , v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.1590/1982-0216/20192127418.
MUCCI, M. F.; BARBOSA, R. K.; FREIRE, T. Consciência Fonológica: Atividades na escola. Agudos - Sao Paulo: Faag, 2018.
SEABRA, A. G.; CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: método fônico. 5. ed. São Paulo: Memnon, 2010.
SILVA, C.; GUALBERTO, B. A.; NEVES, I. M. P. Desempenho pré e pós intervenção fonológica de escolares do 2° ano público e privado. Rev. CEFAC, São Paulo , v. 21, n. 2, 2019 DOI: 10.1590/1982-0216/201921215718.
VENTURA, R.; FIGUEIREDO, S.; CAPELAS, S. Eficácia de um programa de consciência fonológica no pré-escolar. Psique. XV, n.1, p. 98-109, 2019. DOI: 10.26619/2183-4806.XV.1.6.

Downloads

Publicado

02-12-2020

Edição

Seção

Artigos