Dificuldade de leitura em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: Relato de intervenção com método fônico

Autores

  • Analice Oliveira Fragoso
  • Amanda Menezes
  • Natália Martins Dias
  • Alessandra Gotuzo Seabra

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou TDAH é caracterizado por dificuldades no controle da atenção, dos impulsos e/ou ocorrência de hiperatividade. Crianças com diagnóstico de TDAH podem apresentar maiores dificuldades no aprendizado escolar, que incluem problemas com leitura e escrita. Visto que o método fônico tem sido recomendado por sua eficácia em auxiliar crianças com diversas dificuldades em leitura e escrita, este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho de leitura em duas crianças com TDAH antes e após uma intervenção psicopedagógica com o método fônico. Participaram duas crianças, sete anos, sexo masculino, diagnosticadas com TDAH e avaliadas em consciência fonológica, reconhecimento de palavras e compreensão de leitura. Os resultados revelaram ganhos na habilidade de reconhecimento de palavras para ambos participantes e em compreensão de leitura para um deles. Não houve ganhos mensuráveis em consciência fonológica. Sugere-se, para melhores resultados, continuidade da intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-03-2018

Edição

Seção

Artigos