Relação entre o estado nutricional e o desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares de uma creche escola particular na cidade de Maceió-AL.

Autores/as

  • Clarissa Cotrim dos Anjos Centro Universitário Cesmac e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Lara Freire de Menezes Costa Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Amália Freire de Menezes Costa Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Renata Sampaio Rodrigues Soutinho Centro Universitário Cesmac
  • Hugo Souza Biitencourt Centro Universitário Cesmac
  • Evanisa Helena Maia de Brum Centro Universitário Cesmac

Resumen

 para que ocorra de forma adequada, no qual inclui desde a maturação do Sistema Nervoso Central (SNC), a um estado nutricional favorável. Objetivo: Investigar a relação entre o estado nutricional e o desenvolvimento neuropsicomotor em pré-escolares de uma creche escola particular na cidade de Maceió - AL. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo realizado em uma creche escola particular. Participaram 38 crianças de 2 a 6 anos, foram avaliadas quanto as medidas antropométricas e desenvolvimento neuropsicomotor através do Teste de Denver II, após foi realizada análise estatística de associação entre as variáveis. Resultados: Com relação ao estado nutricional 57,9% foram classificadas com índice de massa corporal adequado para idade, 94,7% de altura baixa para idade e 76,3% com peso adequado para idade. Observou-se que 88,2% das crianças apresentaram desenvolvimento compatível com a normalidade e 17,8% apresentaram falhas no desenvolvimento. O domínio que mais apresentou falhas foi o pessoal-social (31,6%). Identificou-se uma relação estatisticamente significativa entre o peso e a altura e o desenvolvimento neuropsicomotor com p<0,05. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os sexos com relação ao desenvolvimento através do teste de Denver II e entre o índice de massa corporal e o desenvolvimento. Conclusão: Nota-se a importância deste estudo para a detecção de déficits no crescimento e no desenvolvimento ainda no período pré-escolar, possibilitando uma intervenção precoce e multidisciplinar.

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Biografía del autor/a

Clarissa Cotrim dos Anjos, Centro Universitário Cesmac e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Fisioterapeuta , graduada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Cesmac e da UNCISAL , Especialista em Ciências da Saúde (UNCISAL) e pela Especialista em Fisioterapia Neurofuncional na saúde da Criança e do Adolescente pela  ABRAFIN.

Lara Freire de Menezes Costa, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Amália Freire de Menezes Costa, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Nutricionista e Residente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Renata Sampaio Rodrigues Soutinho, Centro Universitário Cesmac

Fisioterapeuta,  Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Cesmac

Hugo Souza Biitencourt, Centro Universitário Cesmac

Fisioterapeuta, Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Cesmac

Evanisa Helena Maia de Brum, Centro Universitário Cesmac

Psicológa,  Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Cesmac e do Mestrado Pesquisa em Saúde do Centro Universitário Cesmac

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Publicado

2019-07-30

Número

Sección

Artigos