Relação entre o estado nutricional e o desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares de uma creche escola particular na cidade de Maceió-AL.
Abstract
para que ocorra de forma adequada, no qual inclui desde a maturação do Sistema Nervoso Central (SNC), a um estado nutricional favorável. Objetivo: Investigar a relação entre o estado nutricional e o desenvolvimento neuropsicomotor em pré-escolares de uma creche escola particular na cidade de Maceió - AL. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo realizado em uma creche escola particular. Participaram 38 crianças de 2 a 6 anos, foram avaliadas quanto as medidas antropométricas e desenvolvimento neuropsicomotor através do Teste de Denver II, após foi realizada análise estatística de associação entre as variáveis. Resultados: Com relação ao estado nutricional 57,9% foram classificadas com índice de massa corporal adequado para idade, 94,7% de altura baixa para idade e 76,3% com peso adequado para idade. Observou-se que 88,2% das crianças apresentaram desenvolvimento compatível com a normalidade e 17,8% apresentaram falhas no desenvolvimento. O domínio que mais apresentou falhas foi o pessoal-social (31,6%). Identificou-se uma relação estatisticamente significativa entre o peso e a altura e o desenvolvimento neuropsicomotor com p<0,05. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os sexos com relação ao desenvolvimento através do teste de Denver II e entre o índice de massa corporal e o desenvolvimento. Conclusão: Nota-se a importância deste estudo para a detecção de déficits no crescimento e no desenvolvimento ainda no período pré-escolar, possibilitando uma intervenção precoce e multidisciplinar.
Downloads
References
ANDRADE, S. A.; SANTOS, D. N. Family environment and child’s cognitive development: an epidemiological approach. Rev. Saúde Pública. São Paulo, v. 39, p. 606-611, 2005. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102005000400014
BARBOSA, R. M. S.; SOARES, E. A.; LANZILLOTTI, H. S. Avaliação do estado nutricional de escolares segundo três referências. Rev. Paul. Pediatr., São Paulo, v. 27, n. 3, p. 243-250, 2009. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822009000300003.
BRAGA, A. K. P.; RODOVALHO, J. C.; FORMIGA, C. K. M. R.; Evolução do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças pré-escolares de zero a dois anos do município de Goiânia (GO). Rev. Bras. Crescimento Desenvolv. Hum. São Paulo, v. 21, n. 2, p. 230-239, 2011. DOI: https://doi.org/10.7322/jhgd.20011
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta de Saúde da Criança. Biblioteca Virtual em Saúde. Brasília-DF, 2005. Disponível em: . Acesso em: 25. Ago. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Relatórios do estado nutricional dos indivíduos acompanhamentos por período, fase do ciclo da vida e índice de massa corporal. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Brasília, DF, 2018. Disponível em: < http:// dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sisvan/relatórios_publicos/relatório-acomp-nutri.view.php> . Acesso em: 25. Ago. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes de estimulação precoce crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Biblioteca Virtual em Saúde. Brasília-DF, 2016. Disponível em: www.saude.gov.br/bvs. Acesso em: 24 Ago. 2018.
BERLEZE, A.; HAEFFNER, L. S. B.; VALENTINI, N. C. Desempenho motor de crianças obesas: uma investigação do processo e produto de habilidades motoras fundamentais. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Florianópolis, Santa Catarina, v. 9, n. 2, p. 134-144, 2007.DOI: https://doi.org/10.5007/%25x
BISCEGLI, S. T., et al. Avaliação do estado nutricional e do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças frequentadoras de creche. Rev. Paul. Pediatr., São Paulo, v. 25, n. 4, p. 337-342, 2007.DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822007000400007
BRITO, C. M. L., et al. Desenvolvimento neuropsicomotor: o teste de Denver na triagem dos atrasos cognitivos e neuromotores de pré-escolares. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n.7, p. 1403-1414, 2011. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000700015.
COSTA, E. F.; CAVALCANTE, L. I. C.; DELL’AGLIO, D. D. Perfil do desenvolvimento da linguagem de crianças no município de Belém, segundo o teste de triagem de denver II. Rev. CEFAC. São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1090-1102, 2015. DOI http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517418514.
FRANKFURT W. K., et al. Denver II: training manual. Denver Developmental Materials, Denver, USA, 2 ed., 1992. D
FREY, G. C.; CHOW, B. Relationship between BMI, physical fitness, and motor skills in youth with mild intellectual disabilities. International Journal of Obesity, London, v. 30, p. 861-867, 2010. DOI: 10.1038/sj.ijo.0803196
FISBERG, M. R. M., et al. Comparação do desempenho de pré-escolares, mediante teste de desenvolvimento de denver, antes e após intervenção nutricional. Rev. Ass. Med. Brasil, São Paulo, v. 43, n.2, p. 99-104, 1997.
GUARDIOLA, A.; EGEWARTH, C.; ROTTA, N. T. Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em escolares de primeira série e sua relação com o estado nutricional. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro, v. 77, n. 3, p.189-196, 2001. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572001000300009.
LOOSLI, N. S., et al. Análise de crianças de creche através do índice de massa corporal e teste de denver II. Colloquium Vitae, Presidente Pudente, São Paulo, v.4, n. especial, p. 97-105, 2012.
MIRANDA, L. P.; RESEGUE, R.; FIGUEIRAS, A. C. M. A criança e o adolescente com problemas do desenvolvimento no ambulatório de pediatria. J. Pediatr. Rio de Janeiro, v. 79, p. 34-35, 2003.DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000700005.
MONTEIRO, C. A., et al. Narrowing socioeconomic inequality in child stunting: the Brazilian experience, 1974-2007. Bull World Health Organ, Geneve, v. 88, n. 4, p. 305-311, 2010. DOI : 10.2471/BLT.09.069195.
MORAES, W. M., et al. Teste de Denver II: avaliação do desenvolvimento de crianças atendidas no ambulatório do projeto Einstein na comunidade de Paraisópolis. Rev. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 149-153, 2010. DOI http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082010ao1620.
MURTA, A. M. G., et al. Cognição, motricidade, autocuidados, linguagem e socialização no desenvolvimento de crianças em creche. Rev. Bras. crescimento desenvolv. Hum., São Paulo, v. 21, n. 2, p. 220-229, 2011.
NASCIMENTO, A. P. B.; FERREIRA, M. L.; MOLINA, S. M. G. Avaliação antropométrica de pré-escolares em Piracicaba, SP: da desnutrição para a obesidade. ConScientiae Saúde. São Paulo, v. 9, n.4, p. 707-713, 2010. DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i4.2378
PAULA, S.; GRIEBELER, K. C. Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças na primeira infância em uma escola de educação infantil do Vale do Rio dos Sinos – RS. Rev. Aten. Saúde. São Caetano do Sul, v. 15, n. 54, p. 49-54, 2017. DOI doi: 10.13037/ras.vol15n54.4632
PASSOS, D. R. P., et al. Comportamento alimentar infantil: comparação entre crianças sem e com excesso de peso em uma escola do município de Pelotas, RS. Rev. Paul. Pediatr. São Paulo, v. 33, n.1, p. 42-49, 2015. DOI http://dx.doi.org/10.1016/j.rpped.2014.11.007 0103-0582
PAZIN, J.; FRAINER, D. E. S.; MOREIRA, D. Crianças obesas têm atraso no desenvolvimento motor. Lectures: Educación Física y Desportes. Buenos Aires, Argentina, v. 11, n. 101, p. 1-7, 2006.
PEREIRA, K.; TUDELLA, E. Perfil psicomotor de escolares: quanto ao gênero, à idade gestacional e ao aspecto físico. Fisioter. Mov. Curitiba, v. 21, n. 1, p. 47-55, 2008.
PEREIRA, I. F. S., et al. Estado Nutrional de menores de 5 anos de idade no Brasil: evidências da polarização epidemiológica nutricional. Ciência e Saúde Coletiva, Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 10, p. 3341-3352, 2017. DOI h ttp://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172210.25242016.
PINHO, C. P. S, et al. Avaliação antropométrica de crianças em creches do município de Bezerros, PE. Rev. Paul. Pediatr., São Paulo, v. 28, n. 3, p. 315-321, 2010.
PINTO, F. C. A., et al. Denver II: Comportamentos propostos comparados aosde crianças paulistanas. Rev. CEFAC. São Paulo, v. 17, n. 24, p. 1262-1269, 2015. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822010000300010
POETA, L. S., et al. Desenvolvimento motor de crianças obesas. Rev. bras. Ciência e Mov. São Paulo, v.18, n. 4, p.18-25, 2010.
REICHERT, A. P. S. et al. Avaliação da implementação de uma intervenção educativa em vigilância do desenvolvimento infantil com enfermeiros. Rev. Esc. Enferm. USP. São Paulo, v. 46, n. 5, p. 1049-1056, 2012. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000500003
REZENDE, A. R.; BETELI, V. C.; SANTOS, J. L. F. Avaliação de habilidades de linguagem e pessoal-sociais pelo Teste de Denver II em instituições de educação infantil. Rev. Acta Paul. Enferm., São Paulo, v. 18, n. 1, p. 56-63, 2005. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002005000100008
SABATÉS, A. L.; MENDES, L. C. O. Perfil do Crescimento e desenvolvimento de crianças entre 12 e 36 meses de idade que frequentam uma creche municipal da cidade de Guarulhos. Cienc. Cuid. Saúde, Maringá, Paraná, v. 6, n. 2, p. 164-170, 2007. DOI
DOI: http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v6i2.4143
SACCANI, R. et al. Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de um bairro da periferia de Porto Alegre. Scientia Médica. Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 130-137, 2007.
SANTOS, R. S.; ARAÚJO, A. P. Q. C.; PORTO, M. A. S. Diagnóstico precoce de anormalidades no desenvolvimento em prematuros: instrumentos de avaliação. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 84, n. 4, p. 289-299, 2008. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572008000400003.
SAWAYA, A. L. Desnutrição: conseqüências em longo prazo e efeitos da recuperação nutricional. Estudos Avançados, São Paulo, v. 20, n. 58, p. 147-158, 2006.DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142006000300016.
SILVA, T.M., et al. Desempenho Cognitivo de pré-escolares com baixa estatura em tratamento de recuperação nutricional. Rev. Paul. Pediatr., São Paulo, v. 36, n. 1, p. 39-44, 2017. DOI http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;1;00007.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola/Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 3a. ed. Rio de Janeiro, 2012.
SOUZA, S. C., et al. Desenvolvimento de pré-escolares na educação infantil em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Cad. de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 8, p. 1917-1926, 2008.DOI http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000800020
SOUZA, E. B. Transição nutricional no Brasil: análise dos principais fatores. Cadernos UniFOA. Volta Redonda-RJ, v. 5, n. 13, 2010.
VELADA, A. A.; SOARES, M. C. F.; CÉSAR-VAZ, M. R. Fatores associados ao atraso no desenvolvimento em crianças, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Rev. Gaúcha Enferm. Porto Alegre (RS), v. 32, n. 1, p. 79-85, 2011. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472011000100010
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Preventing and managing the global epidemic. Report of a WHO Consultation. Geneva, 2000.
Downloads
Additional Files
- Gráfico 01 - Caracterização da frequência de falhas relacionadas aos domínios do teste de Denver II. (Português (Brasil))
- Tabela 01 - Distribuição da frequência das medidas antropométricas das crianças avaliadas. (Português (Brasil))
- Tabela 02 - Comparação entre as variáveis de sexo e resultado do desenvolvimento motor segundo o teste de Denver II. (Português (Brasil))
- Tabela 03 - Comparações entre variáveis antropométricas e o resultado do desenvolvimento motor segundo a Escala de Denver II. (Português (Brasil))
- Parecer do Comite de Etica em pesquisa (Português (Brasil))
- Declaração dos autores (Português (Brasil))