Caracterização sociofamiliar dos educandos com transtorno do espectro autista (TEA) atendidos por uma instituição filantrópica do Rio de Janeiro/RJ

Autores

  • Ivani Alves Satlher Ruella Universidade Presbiteriana Mackenzie http://orcid.org/0000-0002-5507-5558
  • Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Apesar de ainda não possuírem marcadores biológicos definidos, os Transtornos do Espectro Autista (TEA) pertencem à categoria denominada transtorno de neurodesenvolvimento, presente desde a infância indicando déficits nas áreas: sociocomunicativa e comportamental. A presente pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa teve como objetivo realizar a caracterização sociofamiliar dos educandos com TEA atendidos por uma instituição de atendimento filantrópico no interior do Estado do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa 49 famílias. As análises obtidas no presente estudo confirmam que, no cenário atual, a pessoa com deficiência tem acessibilidade mínima ou inexistente em relação aos seus direitos. Os resultados também asseguram que alguns riscos ambientais se manifestam pela oferta precária ou ausência de políticas públicas voltadas para o atendimento das pessoas com TEA e para suas famílias. Os dados levantados em caracterizações sociofamiliares, conforme proposto nesse estudo, também podem somar-se a outros dados de estudos realizados na área da saúde, desempenho escolar, comunicação, socialização, perfis sensoriais, entre outros, coletados através de instrumentos de avaliação específicos e mencionados em inúmeras pesquisas da área de distúrbios do desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Ivani Alves Satlher Ruella, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (Pós-graduação Stricto Sensu) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).  Especialista em "Políticas Públicas e Intervenção Familiar" e, em "Teoria e Prática dos Conselhos Tutelares e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente". Graduada em "Serviço Social" pela PUC Minas.

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Publicado

30-07-2019

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Artigos