Indicadores de validade de conteúdo da versão brasileira do behavior problems inventory/BPI-01
Abstract
Pessoas com distúrbios do desenvolvimento e deficiência intelectual frequentemente apresentam problemas de comportamento em níveis variados de gravidade. Essas dificuldades prejudicam seu desenvolvimento e adaptação social e escolar. Os procedimentos mais utilizados para identificar problemas de comportamento são a observação comportamental e os inventários comportamentais padronizados. No Brasil há uma escassez de instrumentos padronizados para avaliar problemas de comportamento em populações com desenvolvimento atípico. O objetivo do estudo foi verificar indicadores de validade de conteúdo da versão brasileira do Behavior Problems Inventory (BPI-01). O instrumento de coleta de dados foi o BPI-01 traduzido para o português do Brasil e avaliado por 3 juízes especialistas na área. Os coeficientes de validade de conteúdo resultantes da avaliação dos itens efetuada pelos juízes com base nos critérios de objetividade, clareza e precisão oscilaram entre 0,7 e 0,8 (70 a 80% de concordância). A análise de juízes mostrou que alguns itens apresentavam dificuldades em termos de compreensão, predominantemente na escala de comportamentos estereotipados. Os resultados dessa análise de conteúdo contribuíram para nova revisão do instrumento e consolidação da versão final. Essas análises permitiram conduzir posteriormente o estudo piloto para verificação de indicadores preliminares de validade.Downloads
Download data is not yet available.