Avaliação da motricidade fina de crianças com síndrome de Down no manuseio do material LEGO® education.

Autores

  • Paloma dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil
  • Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil
  • Natália Regina Kintschner Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil
  • Silvana Maria Blascovi-Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Destreza motora, Desenvolvimento infantil, Práticas interdisciplinares, Jogos e brinquedos

Resumo

Introdução: A Síndrome de Down (SD), descrita pela primeira vez em 1866 por John Langdon Down, conhecida também como trissomia do cromossomo 21, possui algumas particularidades específicas como atrasos no desenvolvimento motor e diminuição do tônus muscular. Entre as características da SD, destaca-se no presente estudo a função manual e as habilidades para manuseio dos blocos do LEGO, que envolvem a coordenação motora fina, a força de preensão e a precisão para os encaixes. Objetivo: Investigar e descrever as características da motricidade fina e força de preensão de crianças com SD para o manuseio do material LEGO e o interesse dos participantes para execução das tarefas propostas. Método: O estudo foi de caráter descritivo, comparativo e transversal. Participaram 19 crianças entre 6 e 12 anos, sendo 09 com SD e 10 sem a síndrome. A avaliação das pinças manuais (pinça trípode, pinça digital, pinça pluri digital, pinça de preensão palmar ou força) ocorreu de maneira presencial, com a realização de filmagens autorizadas pelos responsáveis. Aspectos de interesse e atenção durante as atividades foram analisados também. Resultados: Os modelos de pinças utilizadas pelos grupos foram os mesmos. Foram observadas algumas dificuldades do GSD nos encaixes, envolvendo a força de preensão, a coordenação viso-motora e a atenção. Conclusão: Os dados reforçam a presença de dificuldades específicas para a criança com SD e a necessidade estudos que identifiquem variáveis que podem se configurar como facilitadoras para o manuseio do material, como a identificação das cores, a coordenação visomotora, a atenção, a comunicação e a construção de um repertório sobre as possíveis construções com o LEGO, a fim fundamentar o planejamento terapêutico com o uso desse material e promover o desenvolvimento motor fino, a comunicação e as interações sociais, como recomenda a literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARATA, L. F.; BRANCO, A. Os distúrbios fonoarticulatórios na Síndrome de Down e a intervenção precoce. Revista CEFAC, v. 12, n. 1, p. 134-139, 2010.

BOSCHI, S.; FRÈRE, A. F. Grip and pinch capability assessment system for children. Medical Engineering & Physics, v. 35, n. 5, p. 626-635, 2013.

CLINICAL PRACTICE GUIDELINE. Quick reference guide for parents and professionals. Down syndrome, assessment and intervention for young children (Age 0-3 years). New York State Department of Health; Division of Family Health; Bureau of Early Intervention, 2006. Available at: https://www.health.ny.gov/publications/4957.pdf. Accessed on: Feb. 28, 2021.

COPPEDE, A. C.; CAMPOS, A. C.; SANTOS, D. C. C.; ROCHA, N. A. C. F. Fine motor performance and functionally in children with Down syndrome. Fisioterapia e Pesquisa, v. 19, p. 363-368, 2012.

FERREIRA A. C. C.; SHIMANO A. C.; MAZZER N.; BARBIERI C. H.; ELUI V. M. C.; FONSECA M. C. R. Grip and pinch strength in healthy children and adolescents. Acta Ortopédica Brasileira, v. 19, n. 2, p. 92-97, 2011.

FREITAS, P. P. Reabilitação da mão. São Paulo: Atheneu, 2006.

GUIMARAES, R.; BLASCOVI-ASSIS, S. M.; MACEDO, E. C. Effect of lateral dominance on manual dexterity in people with Down syndrome. Acta Fisiatrica, v. 19, p. 6-10, 2012.

JOHN, R.; DHANVE, A.; MULLERPATAN, R. P. Grip and pinch strength in children with Down syndrome. Hand Therapy, v. 21, n. 3, p. 85-89, 2016.

LEGO EDUCATION. Let's Build Social Skills Together Pack. Disponible in: https://education.lego.com/en-us/product-resources/lets-build-social-skills-together-pack/teacher-resources/teacher-guide-pdfs/ Acessed in: 16/07/2024

LEGOFF, D. B. Use of LEGO© as a therapeutic medium for improving social competence. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 34, n. 5, p. 557-571, 2004.

LEGOFF, D. B.; SHERMAN, M. Long-term outcome of social skills intervention based on interactive LEGO© play. Autism, v. 10, n. 4, p. 317-329, 2006.

MARTINHO, L. S. T. (2011). Comunicação e linguagem na Síndrome de Down. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Escola Superior Almeida Garret, Lisboa, 2011.

MOREIRA, L. M. A.; N EL-HAN, C.; GUSMÃO, F. A. F. A síndrome de Down e sua patogênese: considerações sobre o determinismo genético. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22, n. 2, p. 96-99, 2000.

MEMIŠEVIĆ, H.; MAČAK, A. Fine motor skills in children with Down syndrome. Specijalna Edukacija I Rehabilitacija, v. 13, n. 4, p. 365-377, 2014.

ORNELAS, M. A.; SOUZA, C. A contribuição de educação física na estimulação essencial em crianças com Síndrome de Down. Revista da Educação Física, v. 12, n. 1, p. 77-88, 2001.

PRIOSTI, P. A.; BLASCOVI-ASSIS, S. M.; CYMROT, R.; VIANNA, D.; CAROMANO, F. Força de preensão e destreza manual na criança com Síndrome de Down. Fisioterapia e Pesquisa, v. 20, p. 278-285, 2013. DOI: 10.1590/S1809-29502013000300013

REZENDE, L. K.; SOUZA, A. B.; REYES, A. C. R.; RODRIGUES, P. C. S.; VASCONCELOS, M. O. F.; BLASCOVI-ASSIS, S. M. Proficiência e assimetria manual de jovens com trissomia do 21 em duas tarefas de destreza manual. Millenium (Viseu), v. 50, p. 229-238, 2016.

SILVA, M. F. M. C.; KLEINHANS, A. C. S. Processos cognitivos e plasticidade cerebral na Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 12, n. 1, p. 123-138, 2006.

SILVA, N. L. P.; DESSEN, M. A. Síndrome de Down: etiologia, caracterização e impacto na família. Interação em Psicologia, v. 6, n. 2, p. 167-176, 2002.

SOUZA, A. B.; CYMROT, R.; VIANNA, D.; CAROMANO, F.; BLASCOVI-ASSIS, S. M. Antropometria da mão e função manual de crianças e jovens com síndrome de Down. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 13, p. 78-89, 2013.

Downloads

Publicado

25-09-2024

Edição

Seção

Artigos