Impacto de um Protocolo de Intervenção na Coordenação Motora de Crianças Escolares
Palavras-chave:
Criança, Habilidades motoras, Desenvolvimento infantil, Ensino Fundamental e Médio, Transtornos das habilidades motorasResumo
A coordenação é conceituada como o grau de desempenho na realização de várias tarefas motoras, coordenação de movimento e o controle sobre um determinado resultado motor. O trabalho objetivou verificar o impacto de um protocolo de intervenção na coordenação motora de crianças escolares. Trata-se de uma pesquisa de campo intervencionista, com abordagem quantitativa descritiva, cuja amostra foi composta por 144 estudantes de uma escola estadual na faixa etária entre 6 e 11 anos, divididos em cinco grupos de acordo com o ano escolar do Ensino Fundamental I. A coleta de dados foi realizada previamente por meio da aplicação do Teste Körper koordinations test Für Kinder (KTK) e, após a identificação da faixa etária das crianças que obtiveram baixa coordenação, foi aplicado o protocolo de intervenção em 22 alunos dos 144 iniciais. Foi encontrado que o 1º e o 2º anos apresentaram scores menores na coordenação motora e que os valores médios da coordenação aumentaram de acordo com o ano escolar. Em relação ao grupo de intervenção, houve uma diferença estatisticamente significativa (p-valor < 0,05), em que a média da soma dos testes após a aplicação do protocolo de intervenção foi superior em relação ao anterior. Conclui-se que os escolares com idades mais baixas apresentam déficit na coordenação motora associada a alterações no ritmo, equilíbrio, força, agilidade, lateralidade e velocidade examinadas pelo teste KTK. Diante disso, o protocolo de intervenção aplicado gerou um impacto significativo na melhora da coordenação motora de crianças escolares.
Downloads
Referências
ALCANTARA, C. O. L.; GOMES, D. J.; NEIVA, T. C. S. O nível de coordenação motora em crianças (6 a 10 anos de idade) na cidade de Guapó-GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Faculdade União de Goyazes, Trindade, 2017.
BRAGA, R. K.; KREBS, R. J.; VALENTINI, N. C.; TKAC, C. M. A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 20, n. 2, p. 171-181, 2009. DOI 10.4025/reveducfis.v20i2.6133
COLLET, C.; FOLLE, A.; PELOZIN, F.; BOTTI, M.; NASCIMENTO, J. V. Nível de coordenação motora de escolares da rede estadual da cidade de Florianópolis. Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 4, p. 373-380, 2008.
DEUS, R. K. B. C. et al. Coordenação motora: estudo de tracking em crianças dos 6 aos 10 anos da região autônoma dos Açores. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 10, n. 3, p. 215-222, 2008.
FERNANDES, S. P.; MOURA, S. S.; SILVA, S. A. Coordenação motora de escolares no ensino fundamental: influência de um programa de intervenção. Journal of Physical Education, v. 28, 2017. DOI 10.4025/jphyseduc.v28i1.2842
FERREIRA, L. F.; CABRAL, G. C. F.; SANTOS, J. O. L.; SOUZA, C. J. F.; FREUDENHEIM, A. M. Transtorno do desenvolvimento da coordenação: discussões iniciais sobre programa de intervenção. Revista Acta Brasileira do Movimento Humano, v. 5, n. 1, p. 42-65, 2015.
FRANCA, A. S.; CARDOSO, A. A.; ARAÚJO, C. R. S. Problemas de coordenação motora e de atenção em crianças em idade escolar. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 28, n. 1, p. 86-92, 2017. DOI 10.11606/issn.2238-6149. v28i1p86-92
GOODWAY, J. D.; BRANTA, C. F. A influência de uma intervenção em habilidades motoras no desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais de crianças pré- -escolares. Pesquisa Trimestral sobre Exercício e Esporte, v. 74, p. 36-46, 2003. GRUBER, A. Covid-19: o que se sabe sobre a origem da doença. Jornal da USP, 2020. Disponível em:https://jornal.usp.br/artigos/covid2-o-que-se-sabe-sobre-a-origem-da-doenca/. Acesso em: 27 set. 2022.
LAVOR, J. N. S. Habilidades motoras de escolares em tempos de pandemia: Um estudo de revisão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, Juazeiro do Norte, 2022.
OKUDA, P. M. M. Intervenção e identificação precoce do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em escolares no início da alfabetização. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2015.
RIBEIRO, A. S.; DAVID, A. C.; BARBACENA, M. M.; RODRIGUES, M. L.; FRANÇA, N. M. Teste de coordenação corporal para crianças (KTK): aplicações e estudos normativos. Motricidade, v. 8, n. 3, p. 40-51, 2012. DOI 10.6063/motricidade.8(3).1155
ROMANHOLO, R. A.; HEYDRICH, V.; ALMEIDA, A. M.; COELHO, E. M. CARVALHAL, M. I. Análise da relação entre a maturação biológica e estresse na coordenação motora grossa em escolares de 5 a 10 anos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 20, n. 2, p. 91-97, 2012. DOI 10.18511/rbcm.v20i2.3262
SARAIVA, J. P.; LOPES, L.C. Relação entre a coordenação motora e a aptidão física em crianças dos 9 aos 14 anos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 27, n. 1, p. 141-149, 2019. DOI 10.31501/rbcm.v27i1.7979
SILVA, E. V. A.; CONTREIRA, A. R.; BELTRAME, T. S.; SPERANDIO, F. F. Programa de intervenção motora para escolares com indicativo de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – TDC. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, n. 1, p. 137-150, 2011. DOI 10.1590/S1413-65382011000100010
SILVA JÚNIOR, L. P. Avaliação do perfil motor de crianças autistas de 7 a 14 anos frequentadores da clínica Somar da cidade de Recife-PE. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
SILVA, R. N.; SANTOS, J. O. L.; TAVARES, G. S.; FERREIRA, L. F. Avaliação do nível de coordenação motora grossa de escolares interioranos. Brazilian Journal of Motor Behavior, v. 10, 2016.
SOBRINHO JUNIOR, J. F.; MORAES, C. C. P. A Covid-19 e os reflexos sociais do fechamento das escolas. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 128-148, 2020.
VALDIVIA, A. B.; CARTAGENA, L. C.; SARRIA, N. E.; TÁVARA, I. S.; SEABRA, A. F. T.; SILVA, R. M. G.; MAIA, J. A. Coordinación motora: influência de la edad, sexo, estatus socio-económico y niveles de adiposidad em ninõs peruanos. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 10, n. 1, p. 25-34, 2008. DOI 10.1590/1980-0037.2008v10n1p25
VANDORPE, B. et al. The Körperkoordinations-test für Kinder: reference values and suitability for 6-12 year old children in Flanders. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, v. 21, n. 3, p. 378-388, 2011. DOI 10.111/j.1600-0838.2009.01067.x
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.