Processamento Sensorial Cortical do Ritmo Alfa no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Autores

  • Nathalia Clemente Baracho Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Felipe Camilo Santiago Veloso Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Maria Júlia Cabral Fortaleza Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Carliane Maria da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Euclides Maurício Trindade Filho Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Palavras-chave:

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Eletroencefalografia, Ritmo alfa, Processamento sensorial

Resumo

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção. Alterações nos processamentos corticais, incluindo prejuízo em atenção e concentração, são amplamente vistas na literatura. Além disso, os distúrbios do processamento sensorial são achados frequentes nesta população. O eletroencefalograma tem sido um instrumento capaz de fornecer dados em tempo real sobre o córtex cerebral. Anormalidades nas oscilações da banda alfa são encontradas em indivíduos com TDAH. Apesar de as alterações sensoriais serem relatadas nos pacientes com TDAH, poucos estudos as correlacionam com atividade cortical e com o ritmo alfa. Objetivo: Comparar o processamento sensorial do ritmo alfa entre indivíduos com TDAH e neurotípicos por meio de técnicas eletroencefalográficas. Método: Estudo comparativo, analítico e transversal. Participaram do experimento indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 5 e 20 anos, neurotípicos e diagnosticados com TDAH. O ritmo alfa nos processamentos sensoriais corticais visual, gustativo, auditivo, olfativo e somestésico foi analisado e comparado entre os grupos. Utilizaram-se o teste de normalidade de Lilliefors e o teste de Mann-Whitney. Considerou-se significante p ≤ 0,05. Resultados: A média de idade geral foi de 16,25 ± 4,61 anos. Houve diminuição do ritmo alfa nas atividades de processamento cortical visual luminoso e gustativo. No entanto, houve um aumento do ritmo alfa nas atividades de processamento visual com imagem e auditivas de compreensão de fala. Conclusão: O processamento sensorial cortical do ritmo alfa é alterado em indivíduos com TDAH para algumas das atividades executadas. Contudo, novos estudos são necessários para ampliar e refinar esta análise, a fim de compreender o mecanismo neurofisiológico envolvido no processamento sensorial elétrico cortical dos indivíduos com TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALDEMIR, R. et al. Investigation of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) sub-types in children via EEG frequency domain analysis. International Journal of Neuroscience, London, v. 128, n. 4, p. 349-360, 2018. DOI 10.1080/00207454.2017.1382493

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.

ASHERSON, P. ADHD across the lifespan. Medicine, Hagerstown, v. 40, n. 11, p. 623-627, 2012. DOI 10.1016/j.mpmed.2012.08.007

ASHERSON, P. et al. Adult attention-deficit hyperactivity disorder: key conceptual issues. Lancet Psychiatry, Kidlington, v. 3, n. 6, p. 568-578, 2016. DOI 10.1016/S2215-0366(16)30032-3

CLARKE, A. et al. EEG activity in girls with attention-deficit/hyperactivity disorder. Clinical Neurophysiology, New York, v. 114, n. 2, p. 319-328, 2003. DOI 10.1016/S1388-2457(02)00364-4

DEMONTIS, D. et al. Discovery of the first genome-wide significant risk loci for attention deficit/hyperactivity disorder. Nature Genetics, New York, v. 51, n. 1, p. 63-75, 2019. DOI 10.1038/s41588-018-0269-7

ELLIS, A. J. et al. Frontal alpha asymmetry predicts inhibitory processing in youth with attention deficit/hyperactivity disorder. Neuropsychologia, Oxford, n. 102, p. 45-51, 2017. DOI 10.1016/j.neuropsychologia.2017.06.003

FAEDDA, N. et al. Intellectual functioning and executive functions in children and adolescents with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and specific learning disorder (SLD). Scandinavian Journal of Psychology, Oxford, v. 60, n. 5, p. 440-446, 2019. DOI 10.1111/sjop.12562

GHANIZADEH, A. Parents reported oral sensory sensitivity processing and food preference in ADHD. Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing, Oxford, v. 20, n. 5, p. 426-432, 2013.

HUURNE, N. ter et al. Diminished modulation of preparatory sensorimotor mu rhythm predicts attention-deficit hyperactivity disorder severity. Psychological Medicine, London, v. 47, n. 11, p. 1947-1956, 2017. DOI 10.1017/S0033291717000332

KAMATH, M. S. et al. Sensory profiles in adults with and without ADHD. Research in Developmental Disabilities, New York, v. 104, 103696, 2020. DOI 10.1016/j.ridd.2020.103696

KARSZ, F. R. et al. Olfactory impairments in child attention-deficit/hyperactivity disorder. Journal of Clinical Psychiatry, Memphis, v. 69, n. 9, p. 1462-1468, 2008. DOI 10.4088/jcp.v69n0914

KONRAD, K.; EICKHOFF, S. B. Is the ADHD brain wired differently? A review on structural and functional connectivity in attention deficit hyperactivity disorder. Human Brain Mapping, New York, v. 31, n. 6, p. 904-916, 2010. DOI 10.1002/hbm.21058

LENARTOWICZ, A. et al. Alpha modulation during working memory encoding predicts neurocognitive impairment in ADHD. Journal of Child Psychology and Psychiatry, Oxford, v. 60, n. 8, p. 917-926, 2019. DOI 10.1111/jcpp.13042

LENARTOWICZ, A.; LOO, S. K. Use of EEG to diagnose ADHD. Current Psychiatry Reports, Philadelphia, v. 16, n. 11, p. 1-11, 2014. DOI 10.1007/s11920-014-0498-0

LITTLE, L. M. et al. Sensory processing patterns in autism, attention deficit hyperactivity disorder, and typical development. Physical & Occupational Therapy in Pediatrics, v. 38, n. 3, p. 243-254, 2017. DOI 10.1080/01942638.2017.1390809

LORENZEN, A. et al. Chemosensory processing in children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Journal of Psychiatric Research, Oxford, v. 76, p. 121-127, 2016. DOI 10.1016/j.jpsychires.2016.02.007

MCVOY, M. et al. A systematic review of quantitative EEG as a possible biomarker in child psychiatric disorders. Psychiatry Research, Limerick, v. 279, p. 331-344, 2019. DOI 10.1016/j.psychres.2019.07.004

NAZARI, M. A. et al. The effectiveness of neurofeedback training on EEG coherence and neuropsychological functions in children with reading disability. Clinical EEG and Neuroscience, Iran, v. 43, n. 4, p. 315-22, 2012. DOI 10.1177/1550059412451880

NIEDERMEYER, E. Dipole theory and electroencephalography. Clinical Electroencephalography, v. 27, n. 3, p. 121-131, 1996. DOI 10.1177/155005949602700305

PUENTE, A. et al. Short latency and long latency auditory evoked responses in children with attention deficit disorder. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, Limerick, v. 62, n. 1, p. 45-51, 2002. DOI 10.1016/s0165-5876(01)00596-1

SCHECKLMANN, M. et al. Altered frontal and temporal brain function during olfactory stimulation in adult attention-deficit/hyperactivity disorder. Neuropsychobiology, Basel, v. 63, n. 2, p. 66-76, 2011. DOI 10.1159/000323448

SCHNEIDER, H.; EISENBERG, D. Who receives a diagnosis of attention-deficit/hyperactivity disorder in the United States elementary school population? Pediatrics, Elk Grove Village, v. 117, n. 4, p. 601-609, 2006. DOI 10.1542/peds.2005-1308

SILVERSTEIN, M. J. et al. The relationship between executive function deficits and DSM-5-defined ADHD symptoms. Journal of Attention Disorders, Thousand Oaks, v. 24, n. 1, p. 41-51, 2018. DOI 10.1177/1087054718804347

SMITH, B. et al. The relationship between sensory sensitivity, food fussiness and food preferences in children with neurodevelopmental disorders. Appetite, London, v. 150, 104643, 2020. DOI 10.1016/j.appet.2020.104643

TRIPP, G.; WICKENS, J. R. Neurobiology of ADHD. Neuropharmacology, Oxford, v. 57, n. 7-8, p. 579-589, 2009. DOI 10.1016/j.neuropharm.2009.07.026

WEILAND R., et al. Olfactory and gustatory sensitivity in adults with attention-deficit/hyperactivity disorder. Attention Deficit and Hyperactive Disorders, Wien, v. 3, n. 1, p. 53-60, 2011. DOI 10.1007/s12402-010-0052-9

Publicado

06-05-2022

Edição

Seção

Artigos