Avaliação ecológica de funções executivas: um estudo de revisão integrativa

Autores

  • Rodrigo Toscano Ferreira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ivan Zanetti Mota Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Leonardo Torres Carrera Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Natália Regina Kintschner
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Avaliação momentânea ecológica, Função executiva, Neuropsicologia, Testes neuropsicológicos

Resumo

A validade ecológica no contexto da neuropsicologia se refere ao grau de correspondência entre o desempenho de um indivíduo num teste e seu correspondente em situações reais. Já as funções executivas (FE) são definidas como uma série de processos cognitivos que possibilitam ao indivíduo controlar e regular seu comportamento frente às demandas ambientais. Estudos recentes têm discutido a validade da avaliação ecológica das FE. Portanto, o objetivo da presente revisão integrativa foi analisar o estado da arte das publicações que versem sobre avaliações ecológicas das FE de crianças e adolescentes. Dentre os procedimentos metodológicos, foram selecionados 7 artigos das bases de dados PubMed e a Scielo, publicados nos últimos 5 anos, com as seguintes palavras-chave para busca: “Avaliação Ecológica”, “Funções Executivas”, “Ecological Assessment” e “Executive Functions”. Dentre os artigos selecionados, verificou-se a presença e o uso de testes e tarefas como uma forma de avaliação ecológica viável para as FE. Os resultados demonstraram potencial utilidade clínica, como uma ferramenta ecologicamente válida para crianças e adolescentes. Ressalta-se ainda, a escala BRIEF ("Behavior Rating Inventory of Executive Function") que foi utilizada por todos os artigos analisados nesse estudo. Esse instrumento é um questionário destinado aos pais, cuidadores e professores e tem grande destaque na avaliação ecológica das FE em crianças e adolescentes. A partir dessa revisão foi possível concluir que a avaliação ecológica das FE busca coletar informações mais próximas do ambiente real e, nos estudos aqui analisados, apresenta validação científica. Portanto, torna-se importante utilizá-la para a avaliação das habilidades cognitivas, mais especificamente nas FE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARKLEY, R. A. The ecological validity of laboratory and analogue assessment methods of ADHD symptoms. Journal of Abnormal Child Psychology, v. 19, no. 2, p. 149–178, 1991. DOI: 10.1007/BF00909976

CARIM, D. B.; MIRANDA, M. C.; BUENO, O. F. A. Tradução e adaptação para o português do Behavior Rating Inventory of Executive Function - BRIEF. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 25, n. 4, p. 653-661, 2012. DOI: 10.1590/S0102-79722012000400004

CHAYTOR, N.; SCHMITTER-EDGECOMBE, M. The ecological validity of neuropsychological tests: a review of the literature on everyday cognitive skills. Neuropsychol Rev., v. 13, n. 4, p. 181-197, 2003. DOI: 10.1023/b:nerv.0000009483.91468.fb

DIAMOND, A. Executive Functions. Annual Review of Psychology, v. 64, p. 135-168, 2013. DOI: 10.1146/annurev-psych-113011-143750

DIAS, N. M.; SEABRA, A. G. Funções Executivas: desenvolvimento e intervenção. Temas sobre desenvolvimento, v. 19, n. 107, p. 206-212, 2013.

DOWNES, M. et al. Task utility and norms for the Preschool Executive Task Assessment (PETA). Child neuropsychology: a journal on normal and abnormal development in childhood and adolescence, v. 24, p. 784-798, 2018. DOI: 10.1080/09297049.2017.1333092

FARIA, E. L. B. et al. Os recursos da memória de trabalho e suas influências na compreensão de leitura. Psicologia: Ciência e Profissão. v. 33, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/S1414-9832013000200004

FOGEL, Y. et al. Daily Performance of Adolescents with Executive Function Deficits: An Empirical Study Using a Complex-Cooking Task. Occupational therapy international, v. 2020, p. 1-11, 2020. DOI: 10.1155/2020/3051809

GARDINER, E. et al. Assessment of executive function in young children with and without ASD using parent ratings and computerized tasks of executive function. The Clinical Neuropsychologist, v. 31, p. 1-23, 2017. DOI: 10.1080/13854046.2017.1290139

GRAZIANO, P. A. et al. Self-regulation assessment among preschoolers with externalizing behavior problems. Psychological assessment, v. 27, no. 4, p. 1337-1348, 2015. DOI: 10.1037/pas0000113

GIOIA, G. A. et al. TEST REVIEW Behavior Rating Inventory of Executive Function, Child Neuropsychology, v. 6, no. 3, p. 235-238, 2000. DOI: 10.1076/chin.6.3.235.3152

LEÓN, C. B. R. et al. Funções executivas e desempenho escolar em crianças de 6 a 9 anos de idade. Revista Psicopedagogia, v. 30, n. 92, 2013.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI M. C. Estudos de revisão sistemática: Um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v.11, n.1, p.83-89, 2007. DOI: 10.1590/S1413-35552007000100013

SIMON, N. O.; JANSARI; A.; GILBOA, Y. Hebrew version of the Jansari assessment of Executive Functions for Children (JEF-C©): Translation, adaptation and validation. Neuropsychological rehabilitation, v. 30 p. 1-19, 2020. DOI: 10.1080/09602011.2020.1821718

SOTO, E. F, et al. Executive functioning rating scales: Ecologically valid or construct invalid. Neuropsychology, v. 34, n. 6, p. 605-619, 2020. DOI: 10.1037/neu0000681

SOUZA, A. C.; ALEXANDRE N. M. C.; Guirardello E.B. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: Avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 26, no. 3, p. 649-659, 2017. DOI: 10.5123/s1679-49742017000300022

TAMM, L., PEUGH, J. Concordance of teacher-rated and performance-based measures of executive functioning in preschoolers. Child neuropsychology: a journal on normal and abnormal development in childhood and adolescence v. 25, p. 410-424, 2019. DOI: 10.1080/09297049.2018.1484085

TRAVERSO, L.; VITERBORI, P.; USAI, M. C. Improving executive function in childhood: evaluation of a training intervention for 5-year-old children. Frontiers in Psychology, v. 6, p. 1-14, 2015. DOI: 10.3389/fpsyg.2015.00525

TRAVERSO, L. et al. Effectiveness of an Executive Function Training in Italian Preschool Educational Services and Far Transfer Effects to Pre-academic Skills. Frontiers in psychology, v. 10, p. 1-15, 2019. DOI: 10.3389/fpsyg.2019.02053

WARREN, C. M.; PENTZ, M. A. The feasibility and acceptability of assessing inhibitory control and working memory among adolescents via an ecological momentary assessment approach. Child neuropsychology: a journal on normal and abnormal development in childhood and adolescence, v. 25, p. 1022-1034, 2019. DOI: 10.1080/09297049.2018.1556624

Downloads

Publicado

01-07-2021

Edição

Seção

Artigos