Avaliação ecológica de funções executivas: um estudo de revisão integrativa
Palavras-chave:
Avaliação momentânea ecológica, Função executiva, Neuropsicologia, Testes neuropsicológicosResumo
A validade ecológica no contexto da neuropsicologia se refere ao grau de correspondência entre o desempenho de um indivíduo num teste e seu correspondente em situações reais. Já as funções executivas (FE) são definidas como uma série de processos cognitivos que possibilitam ao indivíduo controlar e regular seu comportamento frente às demandas ambientais. Estudos recentes têm discutido a validade da avaliação ecológica das FE. Portanto, o objetivo da presente revisão integrativa foi analisar o estado da arte das publicações que versem sobre avaliações ecológicas das FE de crianças e adolescentes. Dentre os procedimentos metodológicos, foram selecionados 7 artigos das bases de dados PubMed e a Scielo, publicados nos últimos 5 anos, com as seguintes palavras-chave para busca: “Avaliação Ecológica”, “Funções Executivas”, “Ecological Assessment” e “Executive Functions”. Dentre os artigos selecionados, verificou-se a presença e o uso de testes e tarefas como uma forma de avaliação ecológica viável para as FE. Os resultados demonstraram potencial utilidade clínica, como uma ferramenta ecologicamente válida para crianças e adolescentes. Ressalta-se ainda, a escala BRIEF ("Behavior Rating Inventory of Executive Function") que foi utilizada por todos os artigos analisados nesse estudo. Esse instrumento é um questionário destinado aos pais, cuidadores e professores e tem grande destaque na avaliação ecológica das FE em crianças e adolescentes. A partir dessa revisão foi possível concluir que a avaliação ecológica das FE busca coletar informações mais próximas do ambiente real e, nos estudos aqui analisados, apresenta validação científica. Portanto, torna-se importante utilizá-la para a avaliação das habilidades cognitivas, mais especificamente nas FE.
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