Levantamento e avaliação da acessibilidade de aplicativos para apoio ao aprendizado de crianças com diagnóstico de transtorno do espectro autista

Autores

  • Carolina Yoshida Scotini Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fernanda Tebexreni Orsati Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elizeu Coutinho de Macedo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Aplicativos móveis, Acessibilidade

Resumo

O envolvimento da família é fundamental para potencialização das intervenções e aprendizagem de crianças com transtorno espectro do autismo (TEA). O uso de aplicativos para dispositivos eletrônicos móveis (i.e. tablets) pode ser um meio complementar de tratamento e aprendizagem para crianças com TEA, como demonstra a literatura. A acessibilidade a um aplicativo de tablet é importante pois garante compreensão e operacionalidade para os usuários. O objetivo do presente estudo foi avaliar a acessibilidade de diferentes aplicativos disponibilizados para treinamento de habilidades de crianças com TEA. O estudo foi conduzido em três etapas: Identificação dos aplicativos disponíveis para pessoas com TEA; Categorização dos aplicativos em função das habilidades treinada; Avaliação e classificação dos aplicativos a partir de um guideline específico para acessibilidade de pessoas com TEA. Dentre as características mais encontradas nos aplicativos incluem-se interfaces simples, evitar estímulos distratores, e instruções claras. Dentre as características que podem ser expandidas encontra-se permitir reverter ações críticas ou confirmá-las, e customização de diversas características, por exemplo. Os resultados evidenciaram a importância da lista e rank das caratrísticas contidas no guideline de acessibilidade, pois tais características informam o usuário com TEA, familiares, professores e profissionais do que procurar em um aplicativo. A divulgação dessas características também proporcionam um guia para o desenvolvimento de novos aplicativos voltados para crianças com TEA, e demonstram a necessidade de gerar novos estudos para comprovação da efetividade dos aplicativos na aprendizagem de diversas habilidades.

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Publicado

01-07-2021

Edição

Seção

Artigos