Vulnerabilidade frente a Desastres: uma Perspectiva Humanitária e Sustentável

Autores

  • Manuela Marques Lalane Nappi Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Carlos Souza Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Desastres, Vulnerabilidade, Resiliência, Logística Humanitária, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

A preparação para situações de desastre vem sendo reconhecida como um elemento central na redução do impacto desses eventos no mundo. Seja de origem natural, tecnológica ou provocada pelo homem, ao encontrar condições de vulnerabilidade em uma população, um desastre causa significativas alterações nas suas condições normais. Assim sendo, interrompe o desenvolvimento humano e requer ações humanitárias para mitigar as perdas ocasionadas. Razão pela qual a gestão dos riscos de desastres deveria conformar uma prioridade no planejamento do desenvolvimento sustentável, enfatizando a superação da vulnerabilidade existente. Desde uma perspectiva humanitária e sustentável, demonstra-se aqui o ônus da vulnerabilidade social na conformação do risco que, por sua vez, predispõe ao desastre. Destaca-se o papel fundamental do envolvimento de atores locais ao estimular o desenvolvimento da resiliência, integrando o desenvolvimento social nos programas de redução da vulnerabilidade. Por fim, demonstra-se que a redução dos riscos de desastres está relacionada com a elaboração e execução sistemática de políticas, estratégias e práticas que minimizam as vulnerabilidades, ameaças e a propagação do impacto de desastres em toda a sociedade, no contexto mais amplo do desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Marques Lalane Nappi, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Arquitetura e Urbanismo (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009).

João Carlos Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Engenheiro Civil (1980), mestre e doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (1996). De 1980 até 1995 trabalhou nas áreas de engenharia de incêndio, planejamento urbano e de transportes, projeto e construção de edifícios. Desde 1995 é professor no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, ministrando disciplinas nas áreas de tecnologia da edificação, planejamento de transportes, logística e engenharia de incêndios. É professor Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Gestão Territorial e Transportes. Já atuou no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, todos na UFSC. Orientou 7 teses de doutorado, 35 dissertações de mestrado e 10 monografias de especialização. Publicou um livro e 10 capítulos de livros, 15 artigos em periódicos especializados e 75 trabalhos em anais de eventos. Realiza estudos nas áreas de Logística Humanitária, Logística Emergencial, Logística Reversa, Planejamento de transportes e Prevenção contra Incêndios. 

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

MARQUES LALANE NAPPI, M.; SOUZA, J. C. Vulnerabilidade frente a Desastres: uma Perspectiva Humanitária e Sustentável. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 15, 2019. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2018.2.Nappi. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Construindo uma Referência Teórica