Suburbanização e Novo Urbanismo em cena: pensar o filme para pensar a cidade
Palavras-chave:
Suburbanização, Novo Urbanismo, CinemaResumo
Este artigo busca analisar a representação da suburbanização e do novo urbanismo norte-americano na linguagem do cinema. Para isso, examina esses movimentos urbanísticos tendo como pano de fundo os filmes Infidelidade, do diretor Adrian Lyne e O Show de Truman, dirigido por Peter Weir. Ao redesenhar as relações entre espaço e tempo, a técnica cinematográfica estabelece um novo modo de olhar a realidade, na medida em que representa o modo como o homem decodifica seu espaço. Assim, parte-se do pressuposto de que tentar compreender as representações da cidade no cinema é exercício teórico-metodológico importante para se apreender a realidade urbana. Essa temática, aqui apenas esboçada, pretende contribuir para uma compreensão mais ampla do espaço urbano a partir da análise da linguagem fílmica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.