Estudo das Evoluções e Tecnologias da Arquitetura Itinerante

Autores

  • Leonora Romano Universidade Federal de Santa Maria
  • Sabine Ritter De Paris Universidade Federal de Santa Maria
  • Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

itinerante, arquitetura móvel, evolução.

Resumo

A arquitetura itinerante adapta-se e altera seu estilo, estrutura e lugar. Acompanhando o ritmo atual do homem, ela promove o deslocamento sem alterar o conforto de uma construção de padrões normais, ou seja, uma construção fixa.

Apresentar as variações estéticas e estudar o processo evolutivo da arquitetura itinerante são os objetivos desta pesquisa, buscando sua relação com a cultura e as técnicas existentes em diferentes épocas históricas da civilização humana nos últimos quatro séculos.

A partir de bibliografias e da organização da evolução cronológica das construções, com base em autores que serviram de referência para a tarefa de exemplificação e contextualização acerca da arquitetura itinerante, esclarece-se o modo como este tipo de construção associou-se com a tecnologia e a sociedade.

Por fim, percebeu-se que as tecnologias encontradas na arquitetura itinerante, como a modularidade de peças e a tenso estrutura, transferem-se para os edifícios “fixos”, contribuindo para a evolução da arquitetura em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonora Romano, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS; Docente na UFSM;

Sabine Ritter De Paris, Universidade Federal de Santa Maria

Arquiteta e Urbanista pela UFSM; Santa Maria; Brasil. sparis.arq@gmail.com

Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

ROMANO, L.; DE PARIS, S. R.; NEUENFELDT JÚNIOR, A. L. Estudo das Evoluções e Tecnologias da Arquitetura Itinerante. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 20, 2014. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/ROMANO.2013.2. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos