A Paisagem como Metáfora do Desenho

Autores

  • Lourdes Peñaranda Universidad Politécnica de Cataluña - España Universidad del Zulia - Maracaibo, Venezuela

Palavras-chave:

desenho de paisagem, fenomenologia de paisagem, experiência multissensorial, relação vezes do espaço, significação espacial

Resumo

Este trabalho é o resultado da análise do processo do desenho de paisagem contemporâneo de dez aspectos recorrentes que, longe de se transformar em estratégias e métodos, vão em direção a um desenho eminente baseado na materialidade conseguida pela relatividade própria do lugar com o programa e o tipo do usuário, isto é, a paisagem cultural. Esses aspectos apontam para um desenho do estímulo de todos os sentidos, é uma aproximação fenomenológica que tenta exceder, sem negá-la, a facticidade do mundo exterior, para voltar a encontrar-se novamente com este mundo, em toda a expansão possível de sua especificidade material e espacial. Os aspectos levantados fazem referência direta ao texto sobre a fenomenologia da arquitetura, de Holl, Pallasma e Pérez Gómez, (2007), mas adaptando-o e estendendo-o ao âmbito da paisagem utilizando exemplos de propostas latino-americanas. Esses aspectos se apresentam a partir da relação espaço-temporal sujeita a diversos processos de transformação, para concluir estabelecendo que tais processos são aqueles que permitem o desenvolvimento de propostas que fazem alusão à paisagem e seu quotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-10-11

Como Citar

PEÑARANDA, L. A Paisagem como Metáfora do Desenho. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 24, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/Penaranda.2013.1. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos