Branding territorial: A cultura como elemento de suporte ao marketing de uma região

Autores

  • Erik Silva dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Salomão Ribas Gomez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vânia Maria Batalha Cardoso UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Branding Territorial, Cidades, Identidade

Resumo

O branding territorial é utilizado em prol das regiões, cidades e países com o objetivo de formar e consolidar a identidade e estruturar como marca, um território. Os objetivos são infinitos, mas dentre os propósitos destacam-se o desenvolvimento econômico, o estímulo ao potencial turístico, o reconhecimento e difusão do local e até mesmo, a identificação de um povo para com o lugar onde vivem. Nesse aspecto, verifica-se a importância dos aspectos culturais de um lugar, evidenciando sua gênese cultural em equilíbrio com os elementos externos que influenciam na caracterização de uma cidade. O presente artigo busca apresentar considerações a respeito de identidade e cultura geográfica fortalecendo a importância de se desenvolver uma cidade como marca, para que possa causar uma experiência completa a quem vive nela ou a quem visita.

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Biografia do Autor

Erik Silva dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em design pela Universidade Federal do Amazonas e atualmente cursa o Mestrado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em design atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, ergodesign e identidade visual.

Vânia Maria Batalha Cardoso, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Design e Expressão Gráfica; Programa de Pós Graduação em Design e Expressão Gráfica; Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Florianópolis-SC; Brasil

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

SANTOS, E. S. dos; FIGUEIREDO, L. F. G. de; GOMEZ, L. S. R.; CARDOSO, V. M. B. Branding territorial: A cultura como elemento de suporte ao marketing de uma região. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 16, 2014. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/DOSSANTOS.2013.2. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos