O caminhar na dialética entre a realidade e a ficção na HQ Portugal

Autores

  • Tânia Alexandra Esteves Fernandes Cardoso Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A interacção do caminhante com o lugar, seja o espaço físico seja o elemento cultural e social, não é inocente: ao mesmo tempo que recebe estímulos do meio que o rodeia ele provoca uma reacção nesse espaço. Este processo permite uma significação do espaço tanto ao nível do autor/caminhante, que experimenta esse local atribuindo-lhe importância, quanto ao leitor/observador que passa a vê-lo com outros olhos. Na HQ Portugal, Cyril Pedrosa representa a vida urbana das cidades portuguesas através da figura caminhante. Ao mesmo tempo mostra como o personagem/autor se relaciona com um lugar que lhe é estranho e como a transformação que ocorre se dá nos dois sentidos. Apenas com uma “linguagem coesa que servisse de veículo para a expressão de uma complexidade de pensamentos, sons, ações e ideias” (EISNER, 2010[1989], p.7) é possível clarificar o complexo mundo urbano e os seus ritmos ao leitor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Alexandra Esteves Fernandes Cardoso, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tânia Cardoso é licenciada em Arquitetura pela UTLisboa e mestranda em Urbanismo pelo PROURB, Universidade Federal do Rio de Janeiro. A sua pesquisa compreende as Histórias em Quadrinhos como uma mais-valia para o método científico de investigação, representação e crítica da cidade.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

CARDOSO, T. A. E. F. O caminhar na dialética entre a realidade e a ficção na HQ Portugal. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 21, 2014. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/CARDOSO.2013.1. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos