REGULARIZAÇÃO DE ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS EM ÁREA DE MANANCIAIS: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A CIDADE DE SÃO PAULO (1997-2011).

Autores

  • Daniella Lucas Richards

Palavras-chave:

regularização fundiária, mananciais, zonas especiais, regularization, fountains, special areas

Resumo

Esta pesquisa trata da relação entre urbanização e meio ambiente por meio do estudo das legislações aplicáveis às Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Metrópole Paulista, especialmente no que se refere aos instrumentos que buscam garantir a efetividade da recuperação socioambiental e da regularização dos assentamentos precários lá existentes. Aborda, nesse sentido, a especificidade da aplicação do instrumento urbanístico constituído pelas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), a consonância da aplicação da legislação de uso e ocupação do solo em conjunto com a legislação ambiental de proteção aos mananciais, a especificidade da irregularidade e clandestinidade na ocupação dos mananciais em função da legislação aplicável, bem como os avanços da legislação atual no controle da expansão urbana nessas áreas. Procura ainda, destacar os principais pontos do debate teórico sobre a produção e gestão do espaço urbano nessas áreas ambientalmente frágeis, salientando as questões ambientais e da moradia de interesse social, especialmente no que se relaciona à Política Habitacional, de forma a organizar questões para a análise concreta. No Município de São Paulo, as Zonas Especiais de Interesse Social, foram implementadas pelo Plano Diretor Estratégico de 2002 voltadas à produção de habitação de interesse social e regularização fundiária, reconhecendo as diversidades do território urbano. No caso específico dos mananciais, a implementação das ZEIS alia-se às políticas e gestão de outras esferas governamentais, principalmente de âmbito estadual. Entretanto, as alterações verificadas nesses espaços da cidade são compreendidas como frutos de processos sociais e históricos mais amplos, perante os quais o tempo da legislação torna-se lento. Sob o ponto de vista do planejamento e gestão desse território, procura-se discutir os limites, as perspectivas e os desafios da regularização de assentamentos precários nas áreas de mananciais do município de São Paulo, com vistas a contribuir para a reflexão da política habitacional recente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

RICHARDS, D. L. REGULARIZAÇÃO DE ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS EM ÁREA DE MANANCIAIS: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A CIDADE DE SÃO PAULO (1997-2011). Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 3, 2012. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/6074. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações