Duas Várzeas, Dois Parques, Uma Resiliência

Autores

Palavras-chave:

Projeto Paisagístico, História da Paisagem, Parque Público.

Resumo

Os parques públicos da Várzea do Carmo (1922) e do Ibirapuera (1954) foram desenvolvidos pelo município de São Paulo nas áreas várzeas do Carmo e de Santo Amaro, respectivamente, com grande repercussão nacional e internacional. Entretanto, na década de 70, esse primeiro caso teve decretado o seu fechamento, enquanto o segundo se consolidou, até a contemporaneidade, como o principal parque público municipal. A intenção é extrair dos dados histórico-historiográficos e projetuais, as diretrizes do projeto paisagístico de implantação que porventura influenciaram na obsolescência e na resiliência urbana desses espaços públicos. Ao analisar a bibliografia e os desenhos técnicos é possível extrair valores que subsidiaram as tomadas de decisão nas esferas físicas, políticas e sociais de cada proposição, formando-se indicadores que permitam aferir alguns dos motivos que levaram esses espaços públicos a destinos tão díspares, décadas após a sua implantação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus de Vasconcelos Casimiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie (2018), se formou arquiteto e urbanista nesta mesma instituição (2011), tem experiências em pesquisas na área de projeto e paisagismo (2010 e 2014), e exerceu profissionalmente a profissão do DEPAVE 1, realizando projetos de parques públicos (2012-2016).

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

CASIMIRO, M. de V. Duas Várzeas, Dois Parques, Uma Resiliência. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 16, 2019. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2018.2.Casimiro. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Arquiteturas e Equipamentos Urbanos