Reverberação Política e Educativa para Cidade Saudável

Autores

  • Ana Maria Girotti Sperandio Universidade Estadual de Campinas - FEC-UNICAMP
  • Adriana Aparecida Carneiro Rosa Universidade Estadual de Campinas - FEC-UNICAMP
  • Betânia Gonçalves de Carvalho Universidade Estadual de Campinas - FEC-UNICAMP
  • Bruna Ridolfi Pereira Universidade Estadual de Campinas - FEC-UNICAMP

Palavras-chave:

Projeto, Sustentabilidade, Avaliação Pós-Uso.

Resumo

A humanização do espaço público e a proposta da volta da escala humana para o urbanismo traz a construção de espaços políticos mais democráticos através da participação comunitária, implicando num conjunto de fatores em benefício do progresso para uma sociedade mais equilibrada, com maior qualidade de vida e bem-estar, que visa o planejamento de uma cidade saudável. Por meio desse propósito, o presente artigo tem como finalidade identificar valores e princípios da cidade saudável e discutir resultados da pesquisa de campo realizada na horta Comunitária da Escola Municipal Maria Augusta Canto Camargo Bilia em Santa Bárbara d’Oeste, no interior do Estado de São Paulo, Brasil, trazendo como objeto de estudo a busca por estratégias políticas em benefício da saúde, da educação e da justiça social, por meio da inter-relação entre horta e comunidade escolar para o Planejamento Urbano Saudável na escala humana, identificando as estratégias propostas pelos cuidadores, gestores e moradores locais sobre a importância da troca de experiências e da participação dos alunos na conscientização do cuidado e no consumo dos produtos de uma horta urbana comunitária. A metodologia usada neste trabalho foi a construção de dois instrumentos de pesquisa, roteiro para “Diálogo Observacional” e questionário readaptado do WHOQOL-100, baseados na visita à Escola, por meio de pesquisa que utiliza a técnica da entrevista e outros procedimentos articulados entre si como o registro de narrativas da experiência humana. O presente trabalho trouxe como conclusão, a importância das ações que valorizam o empoderamento e o desenvolvimento da autonomia e da governança essenciais para a construção de possíveis indicadores de cidade saudável.

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Publicado

2017-12-11

Como Citar

SPERANDIO, A. M. G.; CARNEIRO ROSA, A. A.; CARVALHO, B. G. de; PEREIRA, B. R. Reverberação Política e Educativa para Cidade Saudável. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 26, 2017. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2017.2.Sperandio. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Diálogos nas Fronteiras