Abordagem Sociotécnica do Projeto de Arquitetura
Palavras-chave:
Projeto de Arquitetura, Abordagem Sociotécnica, Design Thinking, Wicked ProblemResumo
Artigo explora fundamentos do Design Thinking (DT), o entendimento de que projeto é um Wicked Problem e os argumentos de Um Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software. Busca relacionar: (1) o entendimento dos processos de concepção da Engenharia de Software e da Aarquitetura como culturas projetuais que resultam de um esforço coletivo, complexo e criativo no qual a qualidade dos produtos (softwares e edifícios) depende fortemente das pessoas, das organizações e dos processos utilizados em sua produção e uso; (2) as semelhanças entre o desenvolvimento de sistemas de software (ES) e a concepção de projetos de arquitetura (PA), ambos aparentemente envoltos por uma ortodoxia "técnica" e por uma liberdade "estética". Ambos podem ser entendidos como processos complexos que são inevitavel e concomitantemente técnicos, sociais e estéticos. A complexidade de seu desenvolvimento transcende a técnica e exige a intervenção de saberes diferenciados de outras áreas do conhecimento. Ambos são processos de concepção contínuos que envolvem escolha, circularidade e instabilidade que, permeados de subjetividade, são inseparáveis das intenções e pré-intenções de seus autores. As definições de ES e AU oferecidas por dicionários são coincidentes: tornar-se 'útil às pessoas' ou ser 'adequado a vivências e atividades humanas' implica em necessariamente incluir o emaranhado de conhecimentos relacionados com a dimensão social que, em geral, os estudiosos de ES e de AU preferem evitar. Como resultado, esperamos contribuir para contornar o enigma proposto por G. Bataille em 1943: como sair do domínio do projeto por meio de um projeto?
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
- Fig. 1 - Escher - mãos desenhando (1948)
- Figs. 2 Arena do Morro – Vista externa de dia
- Fig. 3 - Arena do Morro - vista externa noturna
- Fig. 4 Foto Aérea de Satélite do terreno na Rua Camaragibe, onde foi construída a Arena do Morro
- Fig. 5 -Sala de jogos
- Gig. 6 - Rampa e Ginásio
- Fig. 7 - Vista Sala Multiuso
- Fig. 8 - Vista escada e sala dos professores
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.