Cultura e Jeitinho Brasileiro: Uma Análise dos Filmes Tropa de Elite 1 e 2

Autores

  • Aline Fábia Guerra de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danilo Cortez Gomes Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Diogo Henrique Helal Universidade Federal da Paraíba/Fundação Joaquim Nabuco

Palavras-chave:

Cultura. Jeitinho brasileiro. Corrupção. Tropa de Elite. Análise fílmica.

Resumo

Objetivo: O presente estudo buscou explorar as representações do jeitinho brasileiro, característico da cultura brasileira, a partir da análise dos filmes Tropa de Elite – Missão dada é missão cumprida e Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: O artigo corrobora com o debate na área e traz alternativas ao estudo da Administração, ao utilizar da análise fílmica como técnica. É mister evidenciar que análises deste tipo contribuem para a Administração a partir do momento em que, quando bem situadas, auxiliam na compreensão de temáticas e conceitos, levando alunos e leitores a obterem reflexões e novos olhares sob os assuntos abordados.

Principais aspectos metodológicos: O caráter qualitativo é marca metodológica deste trabalho, que utiliza da técnica de observação indireta para analisar os filmes comentados. A partir da utilização de uma metodologia reflexiva, apoiou-se na categorização dos dados para análise, baseados nos “desdobramentos” do jeitinho brasileiro, presentes em Massukado-Nakatani, Musi e Pedroso (2009). Para melhor enxergar esses desdobramentos foram construídas tabelas relacionando-os a cenas específicas dos filmes

Síntese dos principais resultados: O jeitinho aparece nos filmes como presença marcante da cultura brasileira, adentrando o âmbito das organizações, como é o caso da Polícia Militar, organização apresentada na análise dos filmes.

Principais considerações/conclusões: Foi possível enxergar peculiaridades da cultura brasileira através da análise de produções nacionais, corroborando, assim, com o debate na área, buscando trazer alternativas ao estudo da Administração, em especial no que diz respeito à absorção da cultura nacional nas organizações.

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Biografia do Autor

Aline Fábia Guerra de Moraes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba

Danilo Cortez Gomes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Professor do IFRN, Mestre em Administração pela Universidade Potiguar.

Diogo Henrique Helal, Universidade Federal da Paraíba/Fundação Joaquim Nabuco

Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA/UFPB). Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC)
Doutor em Ciências Humanas, com concentração em Sociologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2016-06-23

Edição

Seção

Gestão Humana e Social