Capital Social do Conselho de Administração e Desempenho de Empresas de Capital Aberto Brasileiras
Palavras-chave:
Capital social. Conselho de administração. Análise de redes sociais. Desempenho. Mercado de capitais.Resumo
Objetivo: Buscamos analisar o efeito do capital social do conselho de administração (board) no valor de mercado das empresas listadas na BM&F Bovespa, utilizando como indicador do capital social, os recursos relacionais presentes nos laços diretos, indiretos e heterogêneos do board.
Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Pioneiramente, nosso estudo aponta que as inconsistências dos resultados de estudos que avaliam redes de conselheiros muitas vezes ocorrem porque grande parte dos estudos consideram somente a centralidade e a posição das companhias na rede. Com isto desconsideram que as relações podem apresentar maior ou menor grau de capital social.
Principais aspectos metodológicos: Avaliamos empiricamente as relações entre companhias a partir dos conselheiros e diretores que elas compartilham. Usando análise de redes sociais, identificamos quais são as relações diretas, indiretas e as lacunas estruturais das companhias, e também mensuramos o capital representado por cada relacionamento a partir do valor de mercado dessas relações, compondo nossa medida de recursos relacionais. Por fim, usando modelos econométricos, investigamos os efeitos dos recursos relacionais no valor de mercado.
Síntese dos principais resultados: Nossos resultados apontaram que recursos relacionais heterogêneos têm influência mais forte e significativa do que recursos disponíveis nas relações diretas do board, enquanto que recursos disponíveis nas relações indiretas não foram significativos.
Principais considerações/conclusões: Demonstramos que o capital social realmente importa, pois os recursos fornecidos pelos alters são recursos potenciais que podem ser usados em benefício de uma firma individualmente e também que as lacunas estruturais são meios para obter informações e recursos, possibilitando uma maior vantagem competitiva.
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