Gestão Ambiental de Recursos Humanos e Nível de Envolvimento de Colaboradores nas Organizações

Autores

  • Jose Alberto de Camargo Universidade de São Paulo
  • Lara Bartocci Liboni FEA-USP-RP
  • Jorge Henrique Caldeira de Oliveira FEA-USP-RP

Palavras-chave:

Colaboradores. Gerenciamento de Projetos Ambientais. Green HRM. Sustentabilidade. Indicadores.

Resumo

O objetivo desse artigo é o de sugerir a proposição de indicadores que possibilitem fazer uma aproximação entre envolvimento de colaboradores e gerenciamento de projetos ambientais realizados nas organizações. Os indicadores desenvolvidos têm a finalidade de mensurar o nível de comprometimento de colaboradores e organização ao promover projetos relacionados à gestão ambiental. Para isso, buscou-se explorar os principais conceitos e ideias sobre Recursos Humanos Sustentáveis (Green Human Ressources Management) e os princípios essenciais das normas AA 1000 e ISO 26000, a fim de fundamentar este estudo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter teórico-empírica. Tais indicadores podem, futuramente, compor uma escala que auxilie a compreensão da efetividade desses projetos ambientais ao envolver funcionários da organização, desde o seu planejamento até a sua condução e resultados. Espera-se que as contribuições apresentadas sejam úteis para pesquisadores, de forma a auxiliá-los a propor novos estudos que possam melhorar os indicadores aqui apresentados, além de permitir que outros estudos apliquem esses indicadores em organizações públicas ou privadas. Como limitações, este trabalho não propõe uma métrica na qual os indicadores apresentados possam estar inseridos. Além disso, esses indicadores ainda não foram aplicados a nenhuma organização. Portanto, não é possível saber quais seriam os possíveis valores de referência para cada um deles, o que só ocorrerá caso esses indicadores sejam utilizados e / ou aperfeiçoados por outros estudos que os apliquem em organizações. Também não é possível dizer se os indicadores aqui propostos são ou podem ser aplicados, sem adaptações, a todos os tipos de organização que realizam a gestão de projetos ambientais e buscam integrar essa gestão com seus colaboradores. Como originalidade, este trabalho atende os anseios de Jabbour e Santos (2008), onde há falta de estudos que contribuam com instrumentos que possam auxiliar na gestão efetiva que contemplem a área de recursos humanos e sustentabilidade, simultaneamente. Também atende as sugestões de Jackson et al. (2011), principalmente ao propor um estudo exploratório que auxilie a organização a buscar aprofundamento no gerenciamento ambiental ligado a recursos humanos e às partes interessadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Alberto de Camargo, Universidade de São Paulo

Doutorando do programa de Administração em Organizações. FEA-RP-USP. Mestre em economia UNESP. Graduado em economia FEA-USP-RP

Lara Bartocci Liboni, FEA-USP-RP

É Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA-RP/USP - Universidade de São Paulo. É Doutora em Administração pela FEA-USP (2009) e mestre em Administração pela FEA-USP (2005). Possui graduação em Administração de Empresas pela FEA-RP/USP (2002). Atua em temas como: Sustentabilidade, internacionalização e alianças estratégicas.

Jorge Henrique Caldeira de Oliveira, FEA-USP-RP

É Professor Doutor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), campus de Ribeirão Preto, em regime efetivo e integral (RDIDP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado acadêmico) em Administração de Organizações da FEA-RP/USP (PPGAO/FEARP/USP). É coordenador do MBA USP em Gestão de Vendas. É coordenador do MBA USP EAD em Gestão de Marketing Estratégico. É co-fundador e coordenador do grupo G-Mind/USP & CNPq de estudos de neuromarketing e neuroeconomia. Foi Diretor-Presidente da Fundação para Pesquisa da Administração, Contabilidade e Economia - FUNDACE (2010-11), sendo atualmente membro titular do Conselho Curador (2012-2015). Foi coordenador da pesquisa de inflação do município de Ribeirão Preto, elaborado em parceria com a Fipe. Foi professor adjunto da Aeronáutica/Ministério da Defesa (2005-2008). Foi coordenador de estágios da AFA no mesmo período. Possui graduação em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP) da Universidade de São Paulo (USP), Campus de Ribeirão Preto (1993-1997), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2003), doutorado em História (História Econômica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2006) e Pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012-13). Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da USP. Fundador e co-editor da RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE/USP, atualmente Qualis-CAPES B3. É fundador do Instituto Nacional de Gestão Estratégica (INAGE). É membro da Neuromarketing Science & Business Association. Tem concentrado esforços de pesquisas e atividades de consultoria/extensão nas áreas de Neuromarketing e de Gestão Estratégica, nesta última com ênfase em Administração de organizações públicas e privadas, com experiência em atividades de consultoria em organizações de médio e grande porte.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-08

Edição

Seção

Gestão Humana e Social