Vinculação Setor de Responsabilidade Social Corporativa Pública com o Desenvolvimento Sustentável: Lições da Índia

Autores

  • Subhasis Ray Associate Professor Xavier Institute of Management (XIMB) India

Palavras-chave:

Corporate Social Responsibility, sustainable development, emerging economy, India

Resumo

Fóruns think tank previram a Índia como a maior economia do mundo até 2050. Isso exigiria a Índia acelerar o seu desenvolvimento industrial E aperfeiçoar infraestrutura. Contudo, esse desenvolvimento previsto pode impactar negativamente as bases sociais e ambientais da  economia nacional. Uma série de medidas regulatórias foram propostas pelo

Governo indiano para assegurar o apoio social para os objetivos de desenvolvimento sustentável e inclusivo. Dentre elas estão diretrizes de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) obrigatórias para as empresas do setor público. Este artigo investiga essa medida por meio da análise de documentos e de entrevistas com gestores responsáveis pela execução de programas de RSC no setor público indiano.  Essa análise identifica quatro áreas que demandam atenção para a efetiva ligação entre o desenvolvimento sustentável e a RSC: engajamento de stakeholders, mecanismos institucionais, capacitação e gestão do conhecimento. Discute-se sobre as implicações dos achados sobre a Índia e outras economias emergentes. Conclui-se que o uso de RSC para promover o desenvolvimento sustentável pode funcionar em longo prazo, se os interessados venham a colaborar nas quatro áreas de atenção identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Subhasis Ray, Associate Professor Xavier Institute of Management (XIMB) India

Prof Subhasis Ray is Associate Professor at Xavier Institute of Management (XIMB) India. His research and teaching interests are the intersection of sustainability, corporate social responsibility and marketing.

Downloads

Publicado

2013-10-28

Edição

Seção

Fórum Especial Temático sobre Gestão Social