Desenho também é coisa séria - desvelando o “funcionário padrão” da sociedade capitalista moderna no desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada

Autores

  • Alessandro Vinicius de Paula Departamento de Psicologia/Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT) & Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA - UFLA)
  • Lauisa Barbosa Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. & Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA - UFLA)
  • Christiane Batista de Paulo Lobato Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA - UFLA)
  • Flávia Luciana Naves Mafra Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA - UFLA)

Palavras-chave:

Identidade, Trabalho e subjetividade, Ideologias do trabalho, Identidade organizacional, Estudo observacional.

Resumo

Considerando-se as configurações do mundo do trabalho na sociedade capitalista moderna, incluindo sua centralidade na vida do indivíduo como base da formação identitária dos seres humanos, adotou-se uma abordagem qualitativa para desenvolver um estudo observacional de um ambiente social fictício na animação infantil Bob Esponja Calça Quadrada, desvelando como ela pode representar um “modelo ideal/padrão do bom trabalhador” apresentado para o público infanto-juvenil. Os quatro episódios aqui analisados servem de pano de fundo para uma reflexão sobre os relacionamentos organizacionais e as dualidades/contrastes (prazer e sofrimento) de percepções e subjetividades presentes nesse contexto. Observa-se, nos episódios analisados, uma dicotomia entre o “bom e o mau trabalhador”. Os episódios retratam o antagonismo na relação com o trabalho do personagem protagonista Bob Esponja (que estabelece uma relação subjetiva positiva e prazerosa com sua atividade de trabalho, mas também alienada) e seu antagonista, Lula Molusco (que representa a esfera do sofrimento e da penosidade no trabalho). Os quatro episódios selecionados apresentam elementos essenciais para a compreensão da importância que o trabalho representa na vida dos indivíduos e como se dá esta dinâmica no atual modelo capitalista contemporâneo, pautado no gerencialismo, que valoriza o alto desempenho e transforma o indivíduo em capital que deve ser produtivo a qualquer custo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Vinicius de Paula, Departamento de Psicologia/Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT) & Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA - UFLA)

Professor/pesquisador do Departamento de Psicologia/Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT). Psicólogo, mestre em Psicologia Social (UFMG) e doutorando em Administração do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA).

 

Lauisa Barbosa Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. & Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA - UFLA)

Graduada e mestra em Administração, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA).

Christiane Batista de Paulo Lobato, Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA - UFLA)

Graduada e mestra em Administração, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA).

Flávia Luciana Naves Mafra, Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA - UFLA)

Doutora em Ciências Sociais - Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA).

Downloads

Publicado

2014-07-28

Edição

Seção

Gestão Humana e Social