O Papel e Responsabilidades da Universidade no Processo Socioeducativo Presente em Movimentos de Economia Solidária

Autores

  • Silvia Gattai Universidade de São Paulo
  • Marco Aurélio Bernardes Universidade Metodista de São Paulo

Palavras-chave:

Economia Solidária, Processo Socioeducativo, Negócios Inclusivos, Pesquisa-ação

Resumo

O tema do artigo é a análise do processo socioeducativo presente que ocorre como resultado da participação de pessoas e grupos em movimentos de economia solidária e da contribuição da universidade nesse processo, por meio de projetos de extensão universitária. Destarte, apresenta como objeto de estudo um projeto de extensão universitária em setor de baixa renda, na região do Grande ABC Paulista.  Três indagações auxiliaram nessa análise, são elas: 1. Os movimentos de economia solidária possibilitam o desenvolvimento da consciência de cidadania daqueles que neles participam? 2. Quais as características do processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária? 3. A ação da universidade acelera o processo socioeducativo dos indivíduos e grupos que participam no movimento de economia solidária? Dessa forma, um dos objetivos do artigo foi a compreensão das características dos movimentos de economia solidária, especificamente no que diz respeito aos processos socioeducativos presentes em tais movimentos.  Buscou, também, caracterizar a participação da universidade, enxergando-a como um possível sujeito presente nesses processos. Ao desenvolver tal análise, o artigo pretendeu chegar a uma compreensão sobre a contribuição da universidade ao processo socioeducativo inerente à participação no movimento. A análise baseou-se nos conceitos de economia solidária, processo de aprendizagem individual e grupal e educação emancipadora. Foi utilizado um método qualitativo de pesquisa denominado pesquisa-ação. Esse método possibilita a participação do pesquisador tanto na tomada de decisão sobre a realidade como a posterior reflexão sobre o processo ocorrido e consequente produção de conhecimento científico sobre o processo. Os resultados apontaram que os empreendedores que participaram no projeto de extensão adquiriram conhecimentos e conceitos necessários para a gestão de seus empreendimentos e puderam perceber-se como sujeitos ativos no processo de fortalecimento da economia solidária. A partir dessa reflexão concluíram também sobre a possibilidade de mobilização e participação em espaços públicos com suas dificuldades e benefícios. 

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Biografia do Autor

Silvia Gattai, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo, a partir de 2010. Pesquisas nas áreas de participação social, educação social, economia solidária e participação da população no planejamento e gestão das cidades.

Marco Aurélio Bernardes, Universidade Metodista de São Paulo

Professor da Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisa nas áreas de empreendedorismo, economia solidária.

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Publicado

2013-10-03

Edição

Seção

Fórum Especial Temático sobre Gestão Social