Estratégia como prática social: o estrategizar em uma rede interorganizacional

Autores

  • César Tureta Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP)
  • Juvêncio Braga de Lima Faculdade Novos Horizontes (Belo Horizonte)

Palavras-chave:

Estratégia, Prática Social, Redes Interorganizacionais, Pequenas e Médias Empresas, Conflitos

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar e analisar como ocorre o processo de estrategizar em uma rede interorganizacional de pequenas e médias empresas. Assumimos como referência teórica a perspectiva da Estratégia como Prática Social. Essa abordagem parte da ideia de que as estratégias são (re)constituídas no cotidiano organizacional, por meio das interações entre os atores, que negociam seus variados e contraditórios interesses. Tal abordagem acompanha o movimento que vem ocorrendo na teoria social, a qual passou a dar maior enfoque as práticas sociais. A pesquisa se desdobra com base em um estudo de caso qualitativo desenvolvido em uma rede interorganizacional do interior de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade, observação não participante e análise documental. Com base nas informações encontradas no campo, verificamos a existência de quatro grandes práticas estratégicas na rede pesquisada (Negociando e Comprando; Precificando Produtos; Definindo a Marca e Projetando Franquias; Criando o Cartão de Crédito). Tais estratégias foram identificadas como “individuais” ou “coletivas”. Observamos que estratégias “individuais” e estratégias “coletivas” se influenciam mutuamente, sendo tênue a linha divisória que as separam, uma vez que se confundem no processo de estrategizar, na medida em que os interesses são negociados. Concluímos que as práticas estratégias desenvolvidas na rede, a partir das relações entre os atores, são marcadas por constantes tensões e contradições entre os diferentes interesses que subsistem no arranjo interorganizacional. Além do mais, as estratégias não seguem uma lógica coerente por meio de ações deliberadas em prol de um objetivo claramente definido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Tureta, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP)

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

Professor  do Departamento de Recursos Humanos e Organizações da Escola Superior de Propaganda e Marketing

Juvêncio Braga de Lima, Faculdade Novos Horizontes (Belo Horizonte)

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Université de Montpellier

Professor do Curso de Administração da Faculdade Novos Horizontes

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-09-20

Edição

Seção

Fórum Especial Temático sobre Perspectivas Sociológicas da Estratégia em Organizações