Formação Interdisciplinar e Sustentabilidade em Cursos de Administração: Desafios e Perspectivas
Palavras-chave:
Educação, sustentabilidade, administração, interdisciplinaridade, mercadoResumo
A incorporação da educação para a sustentabilidade nos currículos formais, como instrumento que estimule os indivíduos para a reflexão e a ação acerca dos desafios da sustentabilidade, tem se mostrado uma tarefa bastante complexa nos mais diferentes campos de conhecimento. Isto se evidencia, particularmente, quando se pensa nas estruturas dos currículos tradicionais dos cursos de administração. Este artigo tem como objetivo avaliar como uma proposta pedagógica interdisciplinar em um curso de administração com foco em sustentabilidade desenvolveu habilidades e competências para atuação profissional de seus egressos. A metodologia empregada incluiu o envio de um questionário para as duas primeiras turmas de formandos do curso e a realização de um grupo focal para aprofundamento dos resultados levantados na primeira fase. Os resultados mostram que os alunos reconhecem as práticas interdisciplinares como elementos centrais em seu processo de formação, contribuindo para o desenvolvimento de competências profissionais para um administrador com responsabilidade socioambiental. As competências mais mencionadas pelos egressos foram trabalho em equipe e negociação com atores sociais. Por outro lado, a pesquisa indica um grande desafio para estes egressos. O mercado continua a entender os desafios da sustentabilidade como um problema de caráter prioritariamente tecnológico, em detrimento das competências em gestão, levando a uma valorização de engenheiros e tecnólogos para atuar no campo da sustentabilidade. Nesse contexto, o desafio se mostra muito maior do que apenas incorporar conteúdos de sustentabilidade na formação de futuros administradores, mas sim entender como administradores comprometidos com a questão socioambiental podem se legitimar para viabilizar sua efetiva inserção nas organizações.
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