Avaliação de treinamentos a distância: relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento

Autores

  • Gardênia da Silva Abbad Universiddade de Brasília
  • Vinícius Pinto Corrêa Universidade de Brasília
  • Pedro Paulo Murce Meneses Universidade de Brasília

Resumo

Estudos sobre a capacidade de os alunos gerirem seus próprios processos de aprendizagem tornam-se necessários à medida que as tecnologias da informação e comunicação são inseridas no campo do treinamento organizacional e transferem para os estudantes as responsabilidades anteriormente atribuídas aos professores. Este artigo, assim, analisa as relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com treinamentos. Realizada em uma organização pública, esta pesquisa abarcou 216 participantes de cinco cursos realizados a distância. Os dados coletados por meio de questionários aplicados no último dia de curso evidenciaram padrões de associação entre determinadas estratégias cognitivas de aprendizagem e satisfação com o desempenho da tutoria, com os procedimentos e os resultados e com a interface gráfica do curso. Apesar de não haver indícios sobre a direção dessas associações, especula-se que cursos adequadamente programados e que contem com tutoria ativa conduzem ao uso de estratégias úteis ao armazenamento, à recuperação e à utilização de informações.  

PALAVRAS-CHAVE: Treinamento a distância; Avaliação de treinamento; Avaliação de treinamento a distância; Reações ao treinamento; Estratégias de aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gardênia da Silva Abbad, Universiddade de Brasília

Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília.

Vinícius Pinto Corrêa, Universidade de Brasília

Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas do Departamento de Recursos Humanos do Ministério Público do Trabalho.

Pedro Paulo Murce Meneses, Universidade de Brasília

Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Professor do Departamento de Administração e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2010-01-11

Edição

Seção

Gestão Humana e Social