Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no Brasil

Autores

  • Carlos Donizeti Ferreira da Silva Centro Universitário Central Paulista
  • Marcelo Seido Nagano Universidade de São Paulo
  • Edgard Monforte Merlo Universidade de São Paulo

Resumo

O capital de relacionamento e as formas associadas à sua gestão têm sido apresentados como uma importante estratégia no alcance de metas e objetivos organizacionais. Neste estudo, os dados obtidos refletiram a realidade de uma empresa que passou por um processo de reestruturação que propiciou o surgimento de alguns problemas no tocante ao processo de geração e difusão de conhecimento dentro da empresa. Notadamente, as políticas de recursos humanos adotadas pela empresa na gestão de empregados mensalistas e efetivos geraram uma diferente percepção que pode comprometer todo o trabalho desenvolvido no tocante ao capital de relacionamento. O trabalho evidenciou que uma empresa que busque modernizar e estimular o desenvolvimento do capital de relacionamento necessitaria desenvolver uma nova forma de mensurar os resultados obtidos, em que esteja sendo avaliado o desempenho nos sete pontos identificados durante a construção do trabalho: conhecimento, comprometimento, relacionamento, custo, responsabilidade, informação e qualidade. PALAVRAS-CHAVE Capital intelectual; Capital de relacionamento; Comprometimento; Desempenho; Gestão do conhecimento.

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Biografia do Autor

Carlos Donizeti Ferreira da Silva, Centro Universitário Central Paulista

Mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Professor do Centro Universitário Central Paulista (Unicep).

Marcelo Seido Nagano, Universidade de São Paulo

Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlo da Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Pesquisa Operacional pelo Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Professor doutor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

Edgard Monforte Merlo, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Publicado

2008-11-26

Edição

Seção

Apresentação