Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no Brasil
Resumo
O capital de relacionamento e as formas associadas à sua gestão têm sido apresentados como uma importante estratégia no alcance de metas e objetivos organizacionais. Neste estudo, os dados obtidos refletiram a realidade de uma empresa que passou por um processo de reestruturação que propiciou o surgimento de alguns problemas no tocante ao processo de geração e difusão de conhecimento dentro da empresa. Notadamente, as políticas de recursos humanos adotadas pela empresa na gestão de empregados mensalistas e efetivos geraram uma diferente percepção que pode comprometer todo o trabalho desenvolvido no tocante ao capital de relacionamento. O trabalho evidenciou que uma empresa que busque modernizar e estimular o desenvolvimento do capital de relacionamento necessitaria desenvolver uma nova forma de mensurar os resultados obtidos, em que esteja sendo avaliado o desempenho nos sete pontos identificados durante a construção do trabalho: conhecimento, comprometimento, relacionamento, custo, responsabilidade, informação e qualidade. PALAVRAS-CHAVE Capital intelectual; Capital de relacionamento; Comprometimento; Desempenho; Gestão do conhecimento.Downloads
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