A configuração das imagens dos gestores sobre o conceito de estratégia

Autores

  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni Universidade de Caxias do Sul

Resumo

A forma como os gestores definem e implementam estratégias também depende das imagens que eles possuem do conceito de estratégia. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar as imagens de estratégia na percepção dos gestores. Entende-se que as imagens estão organizadas como uma rede de significados ou esquemas associados. Essas imagens também se organizam em torno de alguns elementos centrais, que são socialmente aceitos e compartilhados. A identificação das imagens mentais que os gestores têm a respeito de estratégia é relevante para aprofundar a compreensão das práticas organizacionais adotadas em um determinado ambiente competitivo. Com base nas cinco dimensões propostas por Mintzberg (1987) e no método de configuração da imagem (MCI), procurou-se identificar, em uma amostra de 46 gestores, qual a imagem coletiva de estratégia destes. PALAVRAS-CHAVE Estratégia; Dimensões de estratégia; Configuração de imagens; Organização de imagens; Percepção dos gestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor, pesquisador e coordenador de cursos de pós-graduação (lato sensu) na Universidade Caxias do Sul (UCS).

Deonir De Toni, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Publicado

2008-11-26

Edição

Seção

Apresentação