O fim da infância? As ações de marketing e a “adultização” do consumidor infantil

Autores

  • Carla Freitas Silveira Netto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Vinícius Andrade Brei Universidade de Brasília
  • Maria Tereza Flores-Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

infância, “adultização”, análise crítica de discurso, propaganda, marketing.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar criticamente as representações sobre a infância desenvolvidas nas ações de marketing de uma empresa de vestuário infantil, avaliando se estas podem contribuir para a “adultização” do consumidor infantil. O objeto de estudo foram as duas últimas campanhas de comunicação (outono/inverno 2008 e primavera/verão 2008/09) de uma das marcas nacionais de maior destaque no segmento infantil, a Lilica Ripilica. Utilizamos a metodologia de Análise Crítica de Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), em três etapas: a análise textual (uma “descrição” dos textos); a análise processual (análise conjunta dos textos e da prática discursiva); e a análise social (compreensão dos efeitos socioculturais da prática discursiva). Os resultados de tal análise demonstram que o discurso da marca procura “ensinar” às crianças padrões de beleza e de comportamentos associados ao mundo adulto, o que reforça a indissociação criança/adulto. Este fenômeno já foi identificado em literatura acerca da Idade Média (ARIÈS, 1981). A contribuição deste trabalho se refere à observação dessa mesma indissociação, porém a partir de outra perspectiva: a adultização de crianças como forma de sociabilização destas para o mercado de consumo. A pesquisa mostra que um novo modelo de adulto em miniatura parece se construir mediado pelas ações de marketing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Freitas Silveira Netto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Atua no Atendimento e Planejamento em Marketing e Comunicação da COMUNICATIVE - Gestão de Posicionamento e Comunicação Ltda.

 

Vinícius Andrade Brei, Universidade de Brasília

Doutor em Sciences de Géstion pela École des Hautes Études Commerciales (HEC) - Paris – França.

 

Professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Maria Tereza Flores-Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2010-05-14

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial